O BRB deu posse a 42 aprovados, para os cargos de escriturário (nível médio e porta de entrada para a carreira bancária), advogado e analista de TI. O evento foi realizado por videoconferência e contou com a participação do diretor da Secretaria de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Ronaldo Lustosa da Rocha.
A saída de funcionários do BRB agravou muito a carência de pessoal nas agências e em outras unidades do banco. Os concursos vieram para amenizar uma situação que se tornara insustentável, mas, ainda assim, as nomeações têm exigido muita negociação do Sindicato junto à gestão do BRB para que aconteçam.
No contato virtual com os novos funcionários, durante o ato de posse, o diretor do Sindicato lembrou as dificuldades enfrentadas atualmente no sistema bancário, como a luta contra demissões no Bradesco e Itaú em plena pandemia, e destacou a situação dramática no Banco do Brasil, deu boas-vindas e falou sobre a importância da união dos trabalhadores por meio de seu sindicato, destacou as vitórias dos últimos anos e a situação política atual.
“O Sindicato trabalha diariamente para que sua vida seja melhor, seus direitos sejam respeitados e para que você possa construir o seu futuro, por isso é tão importante a união dos trabalhadores através do seu sindicato para enfrentar as dificuldades e desafios que são lançados diariamente a categoria bancária, como, por exemplo, o atual ataque aos bancos públicos, em especial o Banco do Brasil, visando seu sucateamento para uma posterior justificativa de privatização”, frisou Ronaldo.
Mais uma turma de aprovados é convocada
O BRB convocou nesta segunda (18) a quinta turma de aprovados nos concursos de escriturário e de analista de TI.
Nesta quinta convocação foram chamados 25 escriturários e 12 analistas de TI. Com a nova convocação, fica zerado o cadastro de reserva para a área de TI. Somado aos 207 convocados nas outras quatro turmas, chegará a 244 o número de novos empregados pelo BRB entre o ano passado e o início de 2021.
Todos os 37 convocados da quinta turma serão submetidos aos exames previstos em edital, sob responsabilidade do BRB. Eles deverão apresentar a documentação solicitada em prazo estipulado. Cumpridas as fases de avaliação médica e de entrega de documentos, os aprovados passam por processo de integração e contratação virtual, em função da pandemia da Covid-19.
O Sindicato considera positiva a convocação de novos trabalhadores e seguirá negociando com o banco a convocação de mais aprovados, para fazer frente à carência de pessoal, sobretudo nas agências, conforme destacaram recentemente os gerentes gerais do BRB em reunião com o Sindicato.
Da Redação