A diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília realizou na manhã desta quinta-feira (11) as primeiras discussões com a Comissão de Negociação do BRB, apresentando a pauta de reivindicações da categoria.
Contendo nove eixos centrais, que contemplam todas as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras do BRB, o documento busca reforçar as históricas lutas da categoria.
O primeiro ponto destacado na reunião foi a garantia da prorrogação do acordo 2022/2024 até que o Sindicato e a direção do BRB assinem o novo acordo.
A pauta, que pode ser acessada em sua integra pelo link: PAUTA DE REIVINDICAÇÕES ESPECÍFICA PARA O BRB – CAMPANHA SALARIAL 2024 está centralizada nos seguintes pontos:
1 – Cláusula Gerais – trata das questões relacionadas a garantia dos direitos gerais da categoria e da direção do Sindicato em poder atuar na defesa da categoria.
2 – Cláusulas Econômico – Financeiras – defende a garantia dos reajustes salariais pelo INPC para a categoria.
3 – Cláusulas de Saúde e Previdência – reafirma os direitos da categoria a possuir a garantia de acesso a planos de saúde, previdência, medicação e apoio em todas as situações relacionadas a preservação da saúde física e emocional.
4 – Cláusulas de Diversidade Sexual e de Gênero – a defesa dos direitos à diversidade.
5 – Cláusulas de Proteção à Mulher – o combate misoginia, ao machismo e a garantia do respeito às mulheres dentro dos locais de trabalho.
6 – Cláusulas de Diversidade, Raça e Cor – a promoção da equidade racial e enfrentamento ao racismo deve ser parte das ações da instituição.
7 – Cláusulas de Benefícios – inúmeros programas que existem de benefícios devem ser ampliados para oferecer melhores condições à categoria no BRB.
8 – Cláusula de Gestão de Pessoas e PSIS – garantir a efetiva execução de um plano que permita aos que ocupam cargos de gestão, aos concursados, qualificação e combate ao etarismo, entre outras ações necessárias.
9 – Cláusulas de Reafirmação – a manutenção de todas as conquistas e suas ampliações.
Na reunião, após a apresentação da pauta de reivindicações e as discussões, a Comissão de Negociações do BRB ficou de realizar a análise dentro da instituição. Foi definido que as reuniões ocorrerão semanalmente, sempre às quintas-feiras, com a possibilidade de aumentar a frequência tendo em vista assinar o novo ACT antes do vencimento do que está vigente. A próxima reunião, dia 18, tratará dos temas de diversidade.
Participaram da reunião pelo Sindicato dos Bancários Edson Ivo, Daniel Oliveira, Cristiano Severo e Ronaldo Lustosa. Pela Contraf-CUT participou Jeferson Meira.
Segundo Edson Ivo, “a reunião foi o pontapé inicial da Campanha, que exigirá a permanente mobilização da categoria para que possamos avançar em nossas conquistas”.
Da Redação