Notícias

home » notícias

2 de Dezembro de 2024 às 07:00

Sindicato e deputada Erika Kokay reúnem-se com CVM para discutir BRB


Dando continuidade às providências concretas em defesa do BRB como banco público, o Sindicato participou no último dia 21 de uma audiência com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), solicitada e intermediada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF). O Sindicato apresentou preocupações relacionadas às medidas adotadas pela atual gestão do banco e à situação enfrentada pela empresa.

“As medidas tomadas pela atual gestão configuram-se como passos largos rumo ao comprometimento da perenidade do banco. Nesse sentido, o sindicato atuará em todas as frentes necessárias para o salvamento do BRB”, afirma Cristiano Severo, diretor do Sindicato.

“Apontamos nossa crítica contundente às medidas sistemáticas que vêm sendo implementadas pelo banco, como o fatiamento do patrimônio do BRB, que sinalizam um possível processo de privatização”, afirmou Erika Kokay.  

Além disso, consultor técnico contratado pelo Sindicato apresentou os cinco pontos mais críticos da situação do BRB (veja abaixo), baseando-se em dados técnicos e análises criteriosas. Os diretores do Sindicato complementaram com informações adicionais, ressaltando a necessidade de maior rigor a respeito da situação do banco.

A diretoria da CVM participou da audiência, incluindo o presidente do órgão, João Pedro Barroso, que reforçou o compromisso de analisar as demandas apresentadas e acompanhar os desdobramentos. A CVM também se colocou à disposição da deputada e do Sindicato para futuras discussões e ações pertinentes ao caso.

Principais questionamentos apresentados pelo Sindicato:

  1. Atraso na divulgação de informações periódicas.
  2. Aprovação de medidas para alienação de subsidiárias.
  3. Alienação de participação acionária na Financeira BRB acima do limite autorizado por lei.
  4. Criação de subsidiária integral sem autorização legal.
  5. Abuso por parte do acionista controlador.

    Da Redação

Notícias Relacionadas