Na quinta, dia 29, o BRB publicou dois Fatos Relevantes, ambos referentes à escolha de parceiros estratégicos para operar junto com a DTVM e com a Corretora de Seguros.
As informações ainda são poucas e sem muitos detalhes. O banco assegura que tanto a DTVM como a Corretora vão continuar existindo. Mas há a preocupação, particularmente, em relação à Corretora, que tem cerca de 200 empregados, a maior parte contratada sem concurso e que pode se ver em situação vulnerável em decorrência da nova situação.
“Em que pese as empresas continuarem existindo, fica ainda a dúvida sobre como elas irão operar. Como é que vai ser esse processo? Uma vez que o banco firma parceria numa área como a corretagem de seguros, a corretora não vai competir com outra empresa do banco?”, indaga Antônio Eustáquio, diretor da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN).
O Sindicato está em busca de maiores informações e, tão logo as tenha, dará divulgação. “Estamos atentos a essa situação. Fizemos contato com o conselheiro Adão Passos, representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, para uma atuação conjunta em busca do maior número de informações sobre essas parecerias, visando a defesa da empresa pública e dos empregados do BRB e da Corretora de Seguros”, informa Eustáquio.
Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília