Saiu nesta segunda-feira (27) a lista dos candidatos aprovados no concurso para o cargo de escriturário do BRB, cuja prova foi aplicada em novembro do ano passado. Diante da urgência de novos bancários para acabar com a sobrecarga de trabalho nas agências, o Sindicato cobra do banco o cronograma de convocação dos aprovados. O BRB ainda não divulgou a data das próximas etapas.
Os 300 aprovados e classificados são muito esperados, tanto pelo corpo funcional quanto por clientes e usuários. A entrada dos novos bancários para compor o quadro do banco representa melhor distribuição do trabalho, reduzindo a sobrecarga, a pressão e, consequentemente, o adoecimento dos trabalhadores.
Presidente do Sindicato, Kleytton Morais conta que, “ao longo dos últimos anos, se observou um aumento substancial na intensidade do trabalho no BRB. O banco expandiu sua atuação para outros estados, lançou várias edições de programas de desligamento e aposentadoria incentivada, ampliou seu portfólio de produtos e nichos de atuação, sem, contudo, observar a mesma proporção na contratação de pessoal. A celeridade na convocação de novos concursados é muito esperada por clientes e funcionários, na expectativa de diminuir as precárias condições de trabalho e possibilitar, no caso do corpo funcional, novas oportunidades de ascensão e reconhecimento dos enormes esforços realizados”.
“Por outro lado, a alta qualidade do perfil dos candidatos selecionados requer estratégia da instituição para atrair e reter esses talentos, que são cada vez mais disputados no mercado. Por isso, é fundamental a previsibilidade em relação ao calendário de convocação dos aprovados, além do que há classificados fora do DF, que precisam de tempo para se organizar à nova realidade”, destaca Morais, justificando a necessidade de divulgação do cronograma de convocação.
Nos próximos dias, o Sindicato solicitará reunião com a direção do BRB, de maneira a pactuar cronograma de convocação de novos concursados.
A relação com os nomes dos candidatos aprovados dentro do número de vagas efetivas e para o cadastro reserva foi publicada no Diário Oficial do DF. Confira a seguir:
Da Redação