A Campanha Nacional dos Bancários está a todo vapor. Os congressos estaduais, assim como a Conferência Nacional dos Bancários, geraram os documentos aprovados por toda a categoria para subsidiar as mesas de negociação do Comando Nacional e as comissões dos empregados com os bancos com um belo adianto. O objetivo: garantir que seja completamente cumprido o calendário, de modo a trazer uma conclusão à Campanha ainda no mês de agosto, dentro da vigência dos atuais Acordos Coletivos de Trabalho e da Convenção Coletiva de Trabalho.
No caso específico do BRB, o documento foi entregue no dia 23 de junho, apresentando os anseios de avanço nos direitos da categoria. Nesta ocasião (confira detalhes da entrega aqui), o banco assumiu o compromisso de renovar todas as cláusulas contidas no acordo vigente.
Apesar do início promissor das negociações (que você pode conferir aqui), com a proposta de teletrabalho constando grandes avanços e a manutenção do modelo de distribuição dos lucros no programa de PLR, as mesas estão em pausa. Com temas importantes na minuta como o pagamento de adicional de insalubridade para empregados lotados em unidades internas a hospitais, o ajuste da contribuição paritária para o plano de saúde e o adiantamento de auxílio-doença previdenciário, assim como acidentário, tempo é um luxo que não temos. A intenção do banco é apresentar uma pauta própria, mas até lá as negociações estão impossibilitadas.
A Campanha Nacional dos Bancários é, historicamente, um momento de discussão das melhorias necessárias à atividade bancária. De trazer à tona as pautas financeiras e não financeiras que afetam a qualidade do clima organizacional e, consequentemente, não só a qualidade de vida dos empregados e daqueles à sua volta como também o resultado das instituições financeiras. É hora de solucionar o que nos adoece e impacta nossas vidas. Tentar sequestrar este momento histórico é um desrespeito.
O Sindicato já solicitou ao BRB o agendamento de duas reuniões extraordinárias na próxima semana para recuperar o ritmo e garantir o cumprimento do calendário acordado, havendo espaço para ampla discussão de cada um dos tópicos inclusos na minuta nascida das necessidades expressas dos empregados.
Da Redação