Em entrevista à rádio Band News, na manhã desta sexta-feira (04), o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, anunciou que na segunda-feira (7) serão convocados mais 75 escriturários aprovados no último concurso, realizado em 2019.
Segundo Paulo Henrique Costa, a expectativa agora é que até o meio do ano a instituição financeira chame um novo concurso para várias áreas, com vagas para advogados, escriturários e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). Entretanto, o presidente esclareceu que, antes de oficializar o novo concurso, o BRB pretende convocar todos aprovados que estão no cadastro reserva.
De acordo com o presidente do BRB, chega a 579 o número de aprovados convocados desde o ano de realização do certame.
Para o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec/CN) Ivan Amarante, a convocação deve ser comemorada, pois é mais uma conquista fruto da luta do Sindicato e da categoria.
“Temos travado uma árdua batalha junto ao BRB para garantir a convocação dos aprovados no último concurso do BRB. Precisamos lutar para melhorar cada dia mais o trabalho e o serviço oferecido na instituição e a chave para isso passa também pelo reforço na equipe e pelo aumento no quadro de funcionários”, pontuou o dirigente.
Já o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, explicou que a situação neste momento, sobretudo nas agências, é extremamente delicada, e a entidade tem reiterado esse tema em diversos momentos junto ao banco.
“Essa situação foi flagrada e trazida a público pelo Sindicato. Ontem mesmo, em nova fiscalização realizada (veja vídeo abaixo), o Sindicato constatou a precariedade das condições de atendimento, que geram longo tempo de espera e sobrecarga aos trabalhadores decorrente da necessidade de novas e urgentes contratações. Nesse sentido, é essencial unificarmos a luta para mudarmos o quanto antes este cenário”, concluiu o presidente.
Os novos funcionários serão submetidos aos exames previstos em edital, sob responsabilidade do BRB. Eles deverão apresentar a documentação solicitada dentro dos prazos estipulados. Cumpridas as etapas de avaliação médica e de entrega de documentos, os aprovados passarão por processo de integração em formato digital, por conta da covid-19, sendo respeitados os protocolos de saúde em função da pandemia.
Além da remuneração inicial no valor de R$ 3.764, os aprovados receberão participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo vigente; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo vigentes; e auxílio cesta/alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo vigentes.
Leidiane Sousa
Colaboração para o Seeb Brasília