Em assembleia geral, realizada de forma virtual, nesta sexta-feira (7), os bancários e bancárias do BRB aprovaram os aditivos ao Acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e aditivos ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A aprovação se deu por ampla maioria: 95,50 % funcionários votaram a favor dos aditivos, 2,5% foram contrários e apenas 2% se abstiveram.
“A partir da reivindicação de pontos sensíveis à categoria, mas não resolvidos na campanha nacional, elaboramos um calendário de negociação permanente com o banco, que resultou na proposta ora apreciada e aprovada pela ampla maioria da categoria”, explica Kleytton Morais, presidente do Sindicato.
Os bancários e bancárias do BRB deram aval positivo a diversos pontos, em três eixos principais. O primeiro deles é sobre a situação da PLR com ações ajustadas para o 2° segundo semestre de 2021 e o 1° semestre de 2022. Outro trata do intervalo intrajornada, com a flexibilização do horário de almoço.
A categoria também aprovou questões relacionadas às reivindicações tratadas na mesa de negociações permanentes, dentro do ACT, com destaque para as cláusulas sobre comissão de diversidade, segurança jurídica, vale-transporte, entre outras.
De acordo com o diretor da Fetec/CN, Ivan Amarante, as propostas aprovadas são fruto da luta e da organização sindical. “Obtivemos retornos positivos. Renovamos o ACT preservando diversos benefícios conquistados com muita luta. Agora, seguiremos ainda mais firmes para garantir a manutenção dos nossos direitos”, concluiu o dirigente.
Leidiane Sousa
Colaboração para o Seeb Brasília