Notícias

home » notícias

16 de Novembro de 2020 às 07:46

Saiba o resultado das eleições para prefeito em todas as capitais brasileiras


Revista Fórum
Ivan Longo

Neste domingo (15), em uma situação atípica por conta da pandemia do coronavírus, milhões brasileiros foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores de seus municípios.

A maior parte dos votos, nas principais cidades brasileiras, já foi apurada. Confira, abaixo, o resultado da eleição para prefeito nas capitais, com as exceções do Macapá (AP), que teve o pleito adiado por conta do caos provocado pelo apagão elétrico, e Brasília, que não tem eleição este ano.

 
PUBLICIDADE

Rio Branco (AC): Na capital do Acre, Tião Bocalom (PP) quase liquidou a disputa no primeiro turno, mas obteve 49,58% dos votos e disputará o segundo turno com Socorro Neri (PSB), que teve 22,68% dos votos.

Manaus (AM): A capital do Amazonas terá segundo turno entre Amazonino Mendes (Podemos), que somou 23,91% dos votos válidos, e David Almeida (Avante), que conquistou 22,36% dos votos.

Salvador (BA): Bruno Reis (DEM), vice do atual prefeito ACM Neto, venceu a eleição em Salvador em primeiro turno, com 64,20% dos votos válidos, derrotando Major Denice (PT), que teve 18,86%.

Fortaleza (CE): A capital cearense terá segundo turno entre Sarto (PDT), que somou 35,7% dos votos válidos, e o candidato bolsonarista Capitão Wagner (Pros), que obteve 33,32% dos votos.

Vitória (ES): O bolsonarista Delegado Pazolini (Republicanos) enfrentará o ex-prefeito João Coser (PT) no segundo turno da capital do Espírito Santo. Pazolini teve 30,95% dos votos, contra 21,82% de Coser.

Goiânia (GO): O segundo turno na capital de Goiás será entre Maguito Vilela (MDB), que conquistou 36,02% dos votos, contra Vanderlan Cardoso (PSD), que obteve 34,67% dos votos válidos.

São Luís (MA): Eduardo Braide (Podemos) foi o vencedor do 1º turno em São Luís, com 37,81% dos votos válidos. Ele enfrentará, no 2º turno, Duarte (Republicanos), que somou 22,15% dos votos.

Cuiabá (MT): Em Cuiabá, Abílio (Podemos) foi o mais votado, com 33,72%, e irá enfrentar Emanuel Pinheiro (MDB), com 30,64%, no segundo turno.

Campo Grande (MS): Marcos Marcello Trad (PSD), primo do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, liquidou o pleito na capital do Mato Grosso do Sul já no primeiro turno e foi reeleito prefeito da cidade com 52,58% dos votos válidos.

Belo Horizonte (MG): Conforme já apontavam as pesquisas de intenção de voto, o atual prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), se reelegeu em primeiro turno com certa facilidade. Ele teve 63,36% dos votos válidos.

Belém (PA): O candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera na disputa com 34,2% dos votos. Ele disputa o segundo turno contra o Delegado Federal Eguchi (Patriota), que ficou com 23%.

João Pessoa (PB): Na capital paraibana, Cicero Lucena (PP), que teve 20,72% dos votos válidos, enfrentará no segundo turno Nilvan Ferreira (MDB), que somou 16,61% no total da votação.

Curitiba (PR): O atual prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca (DEM), venceu a eleição em 1º turno, neste domingo (15), e foi reeleito para mais um mandato na capital paranaense.

Recife (PE): O segundo turno na capital pernambucana deverá ter disputa apertada. João Campos (PSB) passou em primeiro, com 29,17% dos votos válidos, enquanto Marília Arraes (PT) obteve 27,95%.

Teresina (PI): A capital do Piauí terá segundo turno com Dr. Pessoa (MDB), que obteve 34,53% dos votos, contra Kleber Montezuma (PSDB), que teve índice de 26,70% de votação.

Rio de Janeiro (RJ)O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) teve 21,90% dos votos e disputará segundo turno contra o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que terminou o primeiro turno na liderança, com 37,01% dos votos.

Natal (RN): O atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), se reelegeu em primeiro turno. Com mais de 88% das urnas apuradas, o tucano obteve 57,13% dos votos válidos, derrotando o Senador Jean (PT) que, até este ponto da apuração, somou 14% dos votos válidos.

Palmas (TO): Cinthia Ribeiro, do PSDB, foi reeleita prefeita de Palmas, no Tocantins. Com 98,73% das urnas apuradas, a candidata tucana somava 36,22% dos votos. A cidade não tem segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores.

Porto Alegre (RS)A votação em na capital gaúcha teve reviravolta. Manuela D’Ávila (PCdoB), que liderava com folga as pesquisas eleitorais, passou para o 2º turno com 29% dos votos. Seu adversário no dia 29 de novembro será Sebastião Melo (MDB), que obteve 31,01% dos votos válidos.

Porto Velho (RO): O segundo turno na cidade será entre Hildon Chaves (PSDB), que conquistou 34,01% dos votos, e Cristiane Lopes (PP), que somou 14,32%.

Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB) chegou perto da vitória em primeiro turno, mas conquistou 49,64% dos votos e, por não ultrapassar os 50%, disputará segundo turno contra Ottaci (Solidariedade), que obteve índice de 10,59% na votação.

Florianópolis (SC): O atual prefeito, Gean Loureiro (DEM), conseguiu ser reeleito em primeiro turno. Ele obteve 53,46% dos votos válidos. Elson Pereira (PSOL) ficou com 18,13%

São Paulo (SP): Na maior cidade do país, os egundo turno será disputado entre o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Covas somou 23,85% dos votos válidos, enquanto Boulos obteve 20,24%.

Aracaju (SE)O candidato do PDT, Edvaldo, vai disputar o segundo turno com Delegada Danielle (Cidadania). Ele obteve 45,54% dos votos válidos, contra 21,32% da adversária.

Palmas (TO)Cinthia Ribeiro (PSDB), atual prefeita da cidade, foi reeleita para o cargo em primeiro turno, com 36,22% dos votos. Apesar de ser uma capital, Palmas tem menos de 200 mil eleitores e, por isso, não possui segundo turno.

Maceió (AL): Última capital brasileira a finalizar a apuração, Maceió terá segundo turno entre Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e João Henrique Cadas, o JHC, candidato do PSB. Com 94,5% dos votos apurados na capital alagoana, o medebista, apadrinhado pelo senador Renan Calheiros (MDB), somava 29,09% contra 28,43% do pessebista, que é deputado federal


Notícias Relacionadas