Notícias

home » notícias

23 de Agosto de 2022 às 08:06

Maioria dos parlamentares do MS votou contra os interesses dos trabalhadores


Levantamento realizado pela plataforma “Quem foi quem no Congresso Nacional”, lançada na semana passada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), mostra que quase a metade (49,6%) dos deputados e senadores votaram contra as propostas de interesse da sociedade e dos trabalhadores e trabalhadoras que tramitaram na Câmara e no Senado nos últimos três anos.

O Presidente do Sindicato, Carlos Longo, chama a atenção de que “o movimento sindical tem alertado os trabalhadores e as trabalhadoras e, nós do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS, chamamos a atenção especialmente dos bancários e das bancárias da nossa base de atuação, de que não basta escolher um candidato a presidente comprometido com as pautas de interesses da classe trabalhadora. É preciso também eleger um Congresso Nacional que vote a favor das pautas de interesse do trabalhador e da trabalhadora, um governador, senadores e deputados federais e estaduais que votem projetos para melhorar as condições de vida, trabalho e renda.”

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) publicou matéria sobre o assunto em seu site, trazendo um panorama geral onde mostra que muitos dos parlamentares que sempre votam contra o povo são candidatos este ano à Presidência da República ou aos governos dos estados, ao Senado, à Câmara dos Deputados ou Assembleias Legislativas.

Dos parlamentares do Mato Grosso do Sul, “Quem foi quem no Congresso Nacional”

Como os bancários e as bancárias da nossa base sindical votam em candidatos do Estado, vamos fazer um recorte dando destaque aos parlamentares do Mato Grosso do Sul, começando pelas candidaturas a presidência da república.

Candidatas a Presidente e ao Governo do MS

A Senadora Simone Tebet (MDB-MS), candidata a presidente da república, se posicionou na maioria das vezes contra o trabalhador. Tebet votou contra em 83,3% dos projetos ligados aos direitos trabalhistas.

A candidata do União Brasil à Presidência da República, a Senadora Soraya Thronicke (MS) votou 100% contra a classe trabalhadora.

Já a Deputada Federal e candidata ao Governo do Estado, Rose Modesto, também do União Brasil (MS), foi outra que votou contra a maioria das pautas de interesse da classe trabalhadora, seus votos foram 77,78% contra os trabalhadores e apenas, 22,22% a favor. 

Demais parlamentares do MS

Senador - Nelsinho Trad (PSD-MS) – Votou 100% CONTRA os trabalhadores;

Deputado Federal – Vander Loubet (PT-MS) – Votou 100% a FAVOR dos trabalhadores;

Deputado Federal - Fábio Trad (PSD-MS) – Votou 66.67% - a FAVOR e 33.33% contra;

Deputado Federal – Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) – Votou 100% - a FAVOR dos trabalhadores. Aqui cabe destacar que o Deputado em questão foi eleito pelo (PDT-MS) e trocou de partido recentemente.

Deputada Federal – Bia Cavassa (PSDB-MS) – Votou 100% CONTRA os trabalhadores;

Deputada Federal – Tereza Cristina (PP-MS) – Votou 100% CONTRA os trabalhadores;

Deputado Federal – Loester Trutis (PL_MS) Votou 75% CONTRA os Trabalhadores e apenas 25% a favor;

Deputado Federal – Dr. Luiz Ovando (PP-MS) – Votou 100% CONTRA;

Deputado Federal – Beto Pereira (PSDB-MS) – Votou 88.89% CONTRA os trabalhadores e apenas 11,11% a favor.

Clique aqui para pesquisar a atuação dos senadores e deputados federais de todo o Brasil, incluindo os de Mato Grosso do Sul.

E aqui para acompanhar a matéria da CUT, que mostra também o desempenho dos partidos políticos no Congresso Nacional em relação a pauta da classe trabalhadora.

Clique aqui e veja também: MDB é o partido dos super-ricos, seguido de PP de Lira e PL de Bolsonaro.

Sobre o levantamento do DIAP

Esse levantamento é feito desde 1983, a partir de critérios definidos pelo DIAP que acompanha a atividade do Poder Legislativo e avalia a atuação dos parlamentares, a partir dos interesses da classe trabalhadora e da sociedade.

Em Defesa da Democracia sempre!

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS não abre mão da defesa da democracia e, neste sentido, a divulgação desta matéria não tem a intenção de dizer em qual candidato ou candidata os trabalhadores devem votar nessas ou em outras eleições, mas de informar e chamar a atenção de quais os parlamentares e partidos que estão do lado da classe trabalhadora e a partir daí o trabalhador decidir o seu voto com a informação e sua consciência.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região


Notícias Relacionadas