Os bancários Rodrigo Britto e Jair Pedro Ferreira, diretores da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), assumiram no dia 1º de dezembro, respectivamente, a vice-presidência e uma diretoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentares (Diap), entidade nacional que tem entre seus objetivos acompanhar e intervir nas discussões principalmente do Congresso Nacional, em defesa dos interesses dos trabalhadores. Pela primeira vez o Diap terá uma mulher na presidência, a secretária de Organização e Política Sindical da CUT Nacional Maria das Graças Costa.
“Assumimos o Diap com a proposta de fortalecer a entidade e intensificar algumas ações para influenciar na disputa das narrativas na sociedade, que teremos de forma especial e imediata na eleição de 2022”, informa Rodrigo Britto, funcionário do Banco do Brasil e ex-presidente do Sindicato de Brasília e da CUT DF. Jair Pedro é empregado da Caixa e foi presidente da Fenae, onde hoje é diretor de Formação.
“Entre os vários produtos que o Diap já possui, pretendemos ampliar os conteúdos das notas técnicas para assessorar os sindicatos, principalmente no que se refere aos ataques provenientes do governo Bolsonaro, como a nova reforma trabalhista e a reforma sindical e outras medidas que objetivam enfraquecer a luta dos trabalhadores e do povo brasileiro. Vamos lutar para impedir esses retrocessos”, acrescenta Rodrigo.
O Diap também pretende, com o objetivo de esclarecer a população na eleição do ano que vem, produzir um documento em que avaliará o desempenho de todos os parlamentares – deputados e senadores -, que receberão nota de acordo com a atuação deles e com suas votações em todos os projetos que tramitaram no Congresso Nacional.
“Vamos assim denunciar quem votou contra os interesses dos trabalhadores e do povo. Esses receberão nota baixa e os que atuaram em nossa defesa receberão nota alta. Vamos fazer esse documento por Estados, para ajudar os sindicatos a fazerem a disputa da narrativa em cada região. Assim contribuiremos para eleger parlamentares que vão defender nossos interesses e o projeto de país voltado para a classe trabalhadora”, adianta o diretor da Fetec-CUT/CN.
O Diap é constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados do país.
Fonte: Fetec-CUT/CN