Em novembro, o país tem três feriados, o Dia de Finados, na próxima quarta (2), o Dia da Proclamação da República, que cai na terça (15) e o Dia Nacional da Consciência Negra, 20, que cai em um sábado.
Nos feriados, em geral, as farmácias, padarias, supermercados e postos de combustíveis costumam funcionar normalmente. No caso do comércio é facultativo. O que sempre fecha são os bancos e os Correios, além da Bolsa de Valores.
Veja o que abre e o que fecha na quarta-feira (2), Dia de Finados, data homenageia aqueles que já partiram dessa vida. É um feriado religioso, A igreja católica escolheu a data por ser no dia subsequente ao Dia de Todos os Santos, que é em 1° de novembro.
Cemitérios
Os horários de funcionamento são determinados pelas prefeituras das cidades.
Postos de combustível
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências bancárias não vão funcionar durante o feriado. Os clientes poderão usar os caixas eletrônicos e os canais digitais para fazer operações de saques ou pagamentos de contas. Lembrando que as contas que vencem no feriado podem ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de taxas ou multas, neste caso, na quinta, dia 3.
A sede e subsedes do Sindicato dos Bancários do Pará também estarão fechadas no feriado.
Correios
As agências dos Correios não vão funcionar durante o feriado. Se o consumidor precisar de atendimento, é possível entrar em contato pela página de Fale Conosco do site dos Correios, com atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 ou 3003 0100 ou pelo chat do site.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas na quarta. O Meu INSS funciona normalmente, assim como o aplicativo do celular (disponível para iOS e Android). Pela internet ou pelo app dá para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
Bolsa de Valores
Não haverá negociações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no feriado. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros ficam voltam a funcionar no dia 3.
Bares e restaurantes
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lembra que, nos feriados, os bares e restaurantes costumam abrir normalmente.
A associação alerta, no entanto, que alguns restaurantes por quilo em regiões comerciais podem ficar fechados pela falta de movimento.
Comércio
As lojas podem funcionar durante o feriado e têm autonomia para determinar seus horários de funcionamento.
Lotéricas
As casas lotéricas também poderão abrir se os donos quiserem, eles têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante o feriado, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
Shoppings
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) a orientação é que os shoppings funcionem durante o feriado. Normalmente eles funcionam das 14h às 20h em feriados, mas os clientes devem checar o horário com cada uma das unidades.
Fonte: CUT Nacional com edição Bancários PA