Mais um caso de contaminação pelo coronavírus foi registrado em Agência do Bradesco na base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS. Desta vez no município de Itaporã, segundo informações colhidas pelo diretor do sindicato e representante da FETEC-CUT/CN, Edegar Alves Martins, que acompanha o caso.
De acordo com Edegar, “durante o expediente da última sexta-feira (09) o bancário começou a sentir alguns sintomas que poderiam ser da Covid-19, com isso fez o teste (exame) e no sábado (10) recebeu o resultado positivo. O mesmo está afastado e, com sintomas leves, cumpre quarentena em casa."
A agência não abriu nesta segunda-feira
Com a confirmação da contaminação, o Bradesco interditou o local para sanitização contra o novo coronavírus, que foi realizada no início da tarde desta segunda-feira (12). Todos os trabalhadores foram afastados e estão em home office, além de passarem por testagem da covid. Nesta terça-feira (13) a agência volta a atender o público.
Fique atento: Não cumprir o protocolo dá demissão por justa causa
O Sindicato tem alertado insistentemente no sentido de que em todo o país, o Bradesco tem demitido funcionários por causa da omissão na confirmação ou suspeita de Covid-19. Alertamos também que há denúncias de que alguns gestores têm escondido a informação da equipe médica do banco e que, nos dois casos citados acima, pode acarretar demissão por justa causa. O alerta vale para os bancários do Bradesco, mas vale para os trabalhadores dos outros bancos também.
Clique aqui e veja também: Fenaban apresentará proposta de protocolo mínimo de segurança contra a pandemia
Indecisão do gestor da agência
Outra situação que temos observado no Bradesco, inclusive na nossa base, é o gestor da agência ficar indeciso no cumprimento do protocolo de fechamento da agência para a sanitização. Neste ponto somos taxativos em afirmar que não fechar a agência para sanitização após caso confirmado de contaminação não é a recomendação do Programa Vivam Bem, do próprio banco. Ou seja, não é orientação do Bradesco manter a agência aberta, é preciso que os gestores tomem consciência disso.
Orientação aos funcionários do Bradesco
O Presidente do Sindicato, Carlos Longo, orienta aos funcionários do Bradesco que comuniquem imediatamente ao Programa Viva Bem, do banco, qualquer alteração no estado de saúde, sintomas de gripe ou suspeita de coronavírus.
“De maneira geral, temos informações que tem acontecido muito que o bancário vai direto ao médico e não comunica ao Viva Bem. Desta forma, o Bradesco não toma ciência da situação de saúde do bancário. É importante este procedimento dos funcionários para que o banco possa ter o controle do que está acontecendo pois sem esta comunicação, a empresa tem mais dificuldade para dar continuidade ao processo do protocolo de acompanhamento do empregado”, explica Longo.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS