A Comissão de Negociações se reuniu com os representantes do sistema do BNDES nesta segunda (19) para dar início às negociações para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos empregados. Nesta primeira reunião, foram tratadas das cláusulas de seguros, sindicais e sociais.
A pauta específica de reivindicações, aprovada em assembleia dos trabalhadores realizada no dia 8 de agosto, foi entregue à direção do banco na quinta-feira (15).
“As pautas econômicas estão sendo negociadas com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na mesa única de negociações da categoria. Mas existem diversos pontos específicos dos empregados do sistema BNDES que precisam ser negociados aqui. E precisamos tratar tudo com agilidade, pois realizamos hoje nossa primeira reunião de negociação”, disse o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vinícius Assumpção, que representa a entidade nas negociações com as empresas do sistema BNDES. “Por isso, a gente precisa ter um calendário mais intenso, para que a gente possa, pelo menos, chegar próximo das negociações do restante da categoria, que já estão bastante avançadas”, completou, ao informar que a próxima reunião será realizada na quinta-feira (22).
A pauta econômica dos empregados do sistema está alinhada com as reivindicações do Comando Nacional junto à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria reivindica aumento real de 5%, melhoria na PLR e ajustes nos vales alimentação e refeição, entre outros pontos.
Fonte: Contraf-CUT