A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) entregou, nesta sexta-feira, 28/6, a minuta específica de reivindicações dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A entrega aconteceu na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza e contou com a presença de representantes dos sindicatos que compõem a CNFBNB, da Fetrafi/NE, da FEEB BA/SE e da Contraf-CUT. Pelo Banco, estiveram presentes a diretora de Administração, Ana Teresa, do diretor de Ativos de Terceiros, Thiago Nogueira e assessores.
A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) participou do 29º Congresso dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB), realizado em Beberibe (CE) nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, quando os delegados aprovaram a pauta específica de reivindicações a ser negociada com o banco na campanha salarial deste ano. A delegação da Fetec-CUT/CN foi composta por Edson Gomes (secretário de Bancos Públicos da Federação), Dayene Silveira e Alicianne Lopes, ambas funcionárias do BNB em Brasília.
"Com a entrega da minuta ao Banco do Nordeste do Brasil, cumprimos mais uma etapa da nossa Campanha Nacional, que ajudamos a construir e que trará novas conquistas e direitos aos bancári@s que almejam uma campanha vitoriosa", afirmou Edson Gomes.
Os temas prioritários dos funcionários do BNB, que constam da minuta específica são: revisão do PCR; aumento do percentual do lucro para pagamento de PLR; aumento da participação do Banco no custeio da CAMED para 70%; combate efetivo ao assédio moral; políticas específicas para funcionários neurodivergentes, entre outros. “Toda a nossa pauta é fruto de uma construção coletiva. Durante o nosso Congresso, elencamos nossas prioridades que compõem essa minuta e nossa expectativa é avançarmos nas conquistas”, destacou a diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carmen Araújo.
A diretoria de Administração, Ana Teresa, ressaltou a importância de um canal de diálogo entre os representantes dos funcionários e o Banco e assumiu o compromisso de tratar a minuta específica com muito respeito, com a expectativa de construir um acordo específico satisfatório para ambas as partes.
“Aqui, nós não estamos só entregando uma minuta de reivindicações, mas os sonhos, os anseios e as expectativas de todos os funcionários do BNB e esperamos construir aqui uma campanha vitoriosa”, enfatizou o coordenador interino da CNFBNB, Robson Araújo.
Calendário
As negociações específicas do BNB devem acompanhar as negociações do Comando Nacional. Logo, a Comissão Nacional deve propor à direção do BNB que as reuniões sejam realizadas todas as sextas-feiras do mês de julho, através de videoconferência (dias 5, 12, 19 e 26/7). O calendário de agosto ainda está em aberto.
Lançamento da Campanha
Antes da reunião para entrega da minuta, o Sindicato dos Bancários do Ceará iniciou as atividades da Campanha Nacional dos Bancários 2024 com muito forró e animação do sanfoneiro Ivanildo Soares e Banda, em frente ao restaurante do centro administrativo do Passaré. A atividade serviu para mobilizar o funcionalismo do Banco e informar sobre a primeira negociação da campanha. “É importante que os bancários, de bancos públicos e privados, se mobilizem, se engajem na nossa Campanha, tanto nas ruas quanto nas redes. Participem das atividades, dos tuitaços, das plenárias, lives, assembleias, pois só assim, juntos e conectados, poderemos assegurar a manutenção de todos os nossos direitos e avançarmos nas conquistas, para garantirmos uma campanha vitoriosa. Acompanhem nossa programação de atividades no site e nas nossas redes sociais e se mobilize!”, convoca o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho.