O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (CNFBNB), esteve reunido com a direção do banco, para mais uma rodada de negociação, na tarde desta segunda-feira (26), na sede do BNB, em São Paulo. O secretário de Bancos Públicos da Federação dos Bancários do Centro-Norte, Edson Gomes, participa da mea de negociação representando os trabalhadores do Basa nas regiões Centro-Oeste e Norte.
Durante a reunião, o BNB apresentou alguns avanços, mas ainda insuficientes, na opinião dos representantes dos trabalhadores. “O Banco trouxe algumas propostas importantes para o conjunto do funcionalismo, mas ainda insuficientes para finalizarmos o acordo específico. Ainda estamos na expectativa de apresentação de uma proposta global que contemple os anseios dos funcionários do BNB”, destacou o presidente da Fetrafi/NE e representante do Comando Nacional na mesa de negociação, Carlos Eduardo.
Confira as propostas apresentadas pelo Banco até o momento:
Trabalho híbrido – O Banco propôs a manutenção da comissão paritária e ampliação de 30% para 50% do percentual de funcionários que podem se beneficiar dessa modalidade nas unidades que são público-alvo. “Esse é um avanço importante, entretanto, a reivindicação do funcionalismo é que essa opção estivesse disponível para todos os que tivessem interesse. Em todo caso, consideramos que as propostas apresentadas até o momento ainda são insuficientes”, ressaltou Robson Araújo, coordenador interino da CNFBNB.
Comissões Eleitorais Paritárias – Atendendo a uma reivindicação dos trabalhadores, o Banco se comprometeu a constituir comissões eleitorais paritárias quando da eleição de membro da Comissão de Ética e do Conselho de Administração (Caref).
Ausências Abonadas – O Banco propôs a indenização automática das ausências abonadas, caso não sejam utilizadas e nem indenizadas a pedido do funcionário durante a vigência do acordo.
Diversidade – Além da proposta de concessão a todas as mulheres de 17% de bonificação em sua pontuação no Promova-se no quesito “experiência profissional” e participação equânime das mulheres nos processos seletivos, o Banco apresentou a proposta de criação de grupos focais de identidade de gênero e raça/cor, com o objetivo de propiciar uma cultura mais inclusiva. “É muito importante também a criação de um grupo focal de PCD e Neurodivergentes, que também são discriminados e assediados no ambiente de trabalho, para pensar políticas específicas para essa parcela do funcionalismo”, defendeu Robson Araújo.
Saúde e bem-estar – O Banco apresentou também a proposta de compartilhamento da redução da jornada para pais de filhos com deficiência, em caso de ambos serem funcionários da instituição. Além disso, propôs a realização de webinars com o apoio de especialistas em temas como saúde mental da mulher, assédio (moral e sexual), gerenciamento de estresse, mindfulness e meditação, prevenção ao Burnout, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, educação financeira e impactos na saúde mental, cultura de respeito e inclusão. “Essa medida é muito importante para ajudar num debate fundamental para a categoria, que é saúde mental”, destacou a diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carmen Araújo.
Além desses temas, o Banco propôs ainda a inclusão de até três dependentes por empregado no Gympass, e o encaminhamento de atestados médicos via sistema, para análise da Central de Saúde, sem qualquer interferência do gestor da unidade, que toma apenas conhecimento do tempo de afastamento do funcionário, evitando quaisquer constrangimentos. Esse último ponto já havia sido anunciado na última rodada de negociação.
Subsídio Alimentar – O Banco permitirá a escolha de uma opção dentre três de empresas fornecedoras disponibilizadas pelo Banco, com pelo menos 20% das escolhas dos funcionários em pesquisa interna prévia.
Formação Bancária – A pedido da Comissão Nacional, a direção do BNB vai incluir cursos relacionados ao assédio moral e sexual na trilha de formação bancária. Além disso, nenhum curso precisará de parecer do gestor da unidade e todos os cursos estarão disponíveis online.
Horas da pandemia – Também atendendo a pedido da representação dos trabalhadores, o Banco aceitou a extensão do prazo para compensação do saldo remanescente de horas do banco da pandemia (Covid) para 31/08/2025.
Auxílios Alimentação e Refeição – O Banco garantiu o crédito dos benefícios relativos ao mês de setembro no final deste mês, mesmo ainda não tendo sido encerradas as negociações para o fechamento da Convenção Coletiva e do acordo aditivo específico.
O Comando Nacional deve se reunir novamente com o Banco nesta quarta-feira (28), a partir das 16h, na sede do BNB, em São Paulo, com a expectativa de que a representação do Banco avance para uma proposta global para os trabalhadores.