O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) está, durante toda esta semana, fazendo visitas às agências do Banco do Brasil em Porto Velho, e além de levar esclarecimentos sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2024 e outros informes sobre a atuação da entidade sindical, está apresentando, aos funcionários, o diretor Eliseu Eurico de Lima, funcionário do Banco do Brasil em Ji-Paraná e que assumiu a representação do BB (na diretoria Executiva) no lugar do então dirigente Cleiton dos Santos.
Ontem, segunda-feira (5/8), os dirigentes estiveram na agência do Banco do Brasil da avenida Farquar, formada pelas unidades BB Estilo e Setor Público. Na manhã desta terça-feira (6/8), se reuniram com os funcionários da avenida Dom Pedro II, no Centro da capital.
“Estamos esclarecendo sobre temas específicos do banco e de grande importância para os funcionários, como a questão da falta de funcionários e o excesso de claros que, como vimos nas últimas semanas, tem acarretado até mesmo o fechamento de agências, como aconteceu, mais recentemente, na agência da (avenida) Jatuarana, que em menos de um mês não abriu as portas para atendimento ao público. Falamos ainda da questão da reativação do Conselho de Usuários da Cassi, o nosso plano de saúde, e pedimos que os colegas participem das reuniões para que possamos levar, a conhecimento da diretoria da Cassi, as demandas dos usuários no Estado. E, certamente, tratamos sobre os andamentos da Campanha Nacional, principalmente nas negociações específicas do BB, em que já foram tratados temas como igualdade de oportunidades e, na última, de saúde e condições de trabalho. Levamos à direção nacional do banco a preocupação com o alto índice de adoecimento de trabalhadores por conta das cobranças de cumprimento de metas desumanas, tema que, por sinal, será debatido na próxima reunião específica com o BB, nesta quarta-feira, 7”, e explicou Eliseu Eurico.
“Por isso é fundamental que os colegas se juntem a nós na busca pela manutenção dos direitos já conquistados e ter avanços em mais conquistas e benefícios. É um momento crucial para todos os bancários, não apenas os do BB, principalmente por que hoje, terça-feira, começam as negociações sobre aumento real de salário, aumento da PLR e nos vales alimentação e refeição (VA/VR). Para conquistamos essa valorização, precisamos estar unidos e mobilizados, seja por engajamento nas redes sociais – tuitaços, compartilhamento de notícias e informes do Sindicato – seja participando das reuniões presenciais dentro e fora dos locais de trabalho. Somente unidos conseguimos ter força para pressionar os bancos a atender nossas reivindicações”, concluiu Eliseu.