O Sindicato de Brasília realizou no início da noite desta sexta-feira (29) projeção a laser de frases de protestos na fachada do Edifício BB da 201 Norte, em Brasília. A ação deu visibilidade à mobilização e à luta que os funcionários do Banco do Brasil travam contra a reestruturação anunciada pela direção do banco em 11 de janeiro.
A reestruturação, classificada pelos trabalhadores como desestruturação, prevê o fechamento de 361 unidades do banco, entre agências, escritórios e postos de atendimento, e resulta na demissão de cinco mil funcionários. O plano inclui também medidas que reduzem em até 40% nas remunerações, como extinção da função de caixa, descenso na carreira, descomissionamentos e “desgratificações”, entre outras.
A projeção de frases no edifício do banco ocorreu após intensa mobilização para fechamento das agências e unidades do BB em todo o país ao longo do dia. Pega de surpresa, a reação do banco e da administração do edifício Green Towers foi mandar acender as luzes do prédio para tentar amenizar o efeito da ação do Sindicato. Na hora da projeção, o expediente já estava encerrado e quase todas as luzes estavam apagadas. A atividade começou às 19h e terminou às 21h30.
O Sindicato realizou transmissão ao vivo no momento em que a administração do edifício acendia as luzes. Assista no link abaixo:
As frases projetadas denunciavam os ataques aos trabalhadores e o desmonte do Banco do Brasil visando a sua privatização. Algumas delas: O Banco é do Brasil, tirem as mãos do nosso BB; #OBomDoBBÉSerDoPovoBrasileiro; #MeuBBValeMais; Estão tirando o Banco do Brasil do povo brasileiro! Não à desestruturação do banco, não à privatização!
Da redação