Em ofício enviado ao presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, na sexta-feira (26), o Sindicato contesta a convocação feita pelo banco para o retorno presencial de todos os seus empregados, inclusive os do grupo de risco pela contaminação da covid-19, sem nenhum cuidado especial, contrariando o que foi assegurado no processo negocial que vinha sendo conduzido com o BB para proteger os colegas ao longo desses quase 20 meses de pandemia.
O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, destaca que “tal postura do BB gera enorme descontentamento e insegurança entre os funcionários, em especial, aos pertencentes ao grupo de risco e com comorbidades”. Esclarece que a plenária realizada na quinta-feira (25) apontou a necessidade de o banco suspender imediatamente a convocação ao trabalho presencial do grupo de risco e retomar as negociações sobre o tema nos termos da cláusula 5ª do Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial celebrado em 19/03/2021.
Os participantes da plenária ainda apontaram que a situação gerada pelo BB possa ser contornada seguindo o espírito de negociação dos acordos celebrados. E reforçou: “Pela natureza das tarefas e pelo ganho de produtividade já medidos durante esse período de home office, diversas áreas poderiam facilmente serem elegíveis para a continuidade no trabalho remoto”.
Diante disso, o Sindicato reitera à direção do Banco do Brasil:
— Suspensão do retorno ao trabalho de empregados e empregadas grupo de risco e manutenção no teletrabalho;
— Manutenção dos coabitantes de grupos de risco em teletrabalho;
— Fiscalização da utilização adequada das máscaras de proteção nos locais de trabalho, garantia do distanciamento, apresentação de relatórios frequentes referentes à limpeza do ar-condicionado;
— Exigência do comprovante de vacinação para o retorno ao trabalho presencial, inclusive da terceira dose para quem é indicado;
— Efetuar política de sensibilização para vacinação de todos;
— Negociação de retorno gradativo ao trabalho presencial, com apresentação de plano de ação e respectiva datas.
Da Redação