A primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 214 anos toma posse nesta segunda-feira (16), às 18 horas (horário de Brasília), e o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) deseja uma gestão inovadora para a bancária Tarciana Medeiro, com o destaque desta presidência ser um marco na luta por igualdade de oportunidade no banco público brasileiro.
Para o secretário Geral do SEEB-MT e funcionário do Banco do Brasil, Alex Rodrigues, novos rumos estão em curso em 2023 e ter uma mulher na presidência do Banco do Brasil é uma conquista para a categoria bancária. “Sempre reivindicamos que as mulheres assumissem altos cargos de chefia, e ter uma presidente é histórico. Ainda temos muito a conquistar, mas sabemos que nossa luta se fortalece com a Tarciana Medeiros na presidência”.
Medeiros é funcionária de carreira do BB e ingressou no banco por concurso há 22 anos. Em 2002, assumiu o primeiro cargo de gestão, passando por diversas funções, na rede de varejo, em agências e superintendências, no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste. Seu nome foi anunciado, no dia 30 de dezembro, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Marcílio de Lima, afirma que a expectativa é que o banco volte a cumprir seu papel social e econômico efetivamente com a grande conquista de se ter uma mulher na presidência. “Celebramos o posto de presidente ser assumido pela Tarciana Medeiros e desejamos que sua gestão seja exitosa alinhada com as nossas pautas sindicais, entre elas, a igualdade de oportunidade”.
A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que também estará presente na cerimônia de posse, destacou a importância da escolha para presidir o BB. “Escalar uma mulher para assumir a presidência do banco público, em mais de 200 anos de história, é um grande avanço. A igualdade de oportunidade é uma luta antiga do movimento sindical bancário e, atualmente, dos mais de 50 altos cargos, apenas cinco são ocupados por mulheres dentro do BB. Aguardamos por uma gestão que recupere o Banco do Brasil como um banco público, alinhado às políticas de desenvolvimento que o país precisa para melhorar a economia”.
A cerimônia de posse poderá ser acompanhada pelo canal do BB, no YouTube.