Trabalhadoras e trabalhadores do Banco do Brasil realizaram, nesta quinta-feira (27), um Dia Nacional de Luta em defesa dos protocolos de saúde nas unidades do BB, diante do aumento exponencial de funcionários contaminados em agências e unidades administrativas do banco em todo o país.
Em Belém, o Sindicato dos Bancários do Pará organizou um ato público em frente ao Complexo Humaitá do BB no início da manhã. Munidos de faixas, adesivos, panfletos e carro som, os dirigentes sindicais denunciaram as sistemáticas quebras de protocolos de segurança contra a Covid-19 no Banco do Brasil e os riscos aos quais o funcionalismo está exposto na atual conjuntura da pandemia.
As entidades sindicais reivindicam o retorno imediato do home office no Banco do Brasil para os funcionários com comorbidades e para todos que podem exercer suas atividades de maneira remota. Os trabalhadores e trabalhadoras também exigem o cumprimento do Manual de Trabalho, que dita os protocolos de segurança sanitária para reduzir as chances de contágio pela Covid-19 em suas unidades
“Hoje realizamos esse ato no dia nacional de luta para denunciar à população o que tem acontecido dentro deste prédio aqui do Banco do Brasil da Humaitá, onde há um surto grande de contaminação, enquanto o banco anuncia novo manual que diminui a segurança dos bancários. Exigimos que o Banco do Brasil cumpra as medidas de proteção e afaste o maior número de trabalhadores possível do trabalho presencial e coloque no home office”, destacou a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
“Viemos denunciar a postura da direção do Banco do Brasil. Postura esta, negacionista, fascista e de exploração dos seus trabalhadores, colocando em risco a vida dos seus funcionários e, também, dos clientes e usuários das agências do Banco do Brasil”, ressaltou a dirigente da Contraf-CUT e funcionária do BB, Rosalina Amorim.
“Nós, juntamente com a CUT, Contraf-CUT, Fetec Centro Norte, CTB e demais entidades, temos lutado diariamente para defender a vida e a saúde de toda a população. E hoje queremos convidar os colegas a nos ajudarem a fortalecer a luta em defesa da saúde e da vida dentro do Banco do Brasil”, afirmou o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.
Tuitaço
Além de ações nas unidades, os trabalhadores realizaram um tiutaço, entre às 11h e 12h. A hashtag #DiadeLutaBB chegou a ficar em 16º lugar nos Trending Topics do Twitter, ou seja, entre os temas mais comentados do país na hora.
Em caso de contaminação, avise o Sindicato!
O Sindicato reforça o apelo à categoria bancária e ao funcionalismo do Banco do Brasil para que, ao se confirmar casos de contaminação pela Covid-19 ou Influenza na sua unidade de trabalho, avisem imediatamente ao Sindicato dos Bancários, para que possamos tomar as providências necessárias para proteger a sua saúde e sua vida.
A luta é coletiva e precisamos da colaboração de todos e todas. Anote nossos contatos:
Telefone: (91) 98844-7799 – Setor de saúde
Whatsapp Bancário: (91) 98426-1399
E-mail: saude@bancariospa.org.br
Fonte: Bancários PA