Notícias

home » notícias

11 de Março de 2022 às 09:10

Mais uma vitória do Sindicato: Justiça determina ao BB cumprimento da jornada de 6 horas aos assistentes A UN


O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) conseguiu mais uma decisão favorável nas ações coletivas do Banco do Brasil referentes aos trabalhadores que exerceram a função de assistente A UN (Unidade de Negócios), que ainda continuavam trabalhando 8 horas.

A Justiça determinou ao Banco a redução da jornada de trabalho dos Assistentes de 8 horas para 6 horas, sem redução de salário. A Ação transitou em julgado, agora cabe ao banco cumprir a decisão da justiça. 

De acordo com o secretário geral do Seeb/MT e funcionário do BB, Alex Rodrigues, o Sindicato propôs a Ação Coletiva, pois o BB ainda insistia em manter os Assistentes A UN trabalhando 8 horas, mesmo diante das decisões favorável à ação trabalhista coletiva movida pelo Sindicato em defesa do pagamento da 7ª e 8ª horas, e ter reconhecido a jornada de 6 horas. “Nós sempre alertamos, mas o banco continuou desrespeitando várias jurisprudências. Agora, com o trânsito em julgado dessa ação a justiça determinou que todos os Assistentes A UN voltassem para a jornada de seis horas sem redução de salário”, explica Alex. 

O Sindicato tem conhecimento que o banco já está cumprindo a decisão para alguns bancários. Mas, a informação é que o BB está cumprindo apenas para os que trabalham na agência, e não para os bancários que atuam nos órgãos e setores internos do banco.  “Por isso, orientamos que os assistentes que trabalham em órgão entrem em contato urgente com o sindicato porque tem uma questão peculiar em relação ao período que o banco desrespeito a jornada de 6 horas”, informa o dirigente do Seeb/MT.  

O juiz deu prazo de 20 dias para o banco concluir. Mas, caso o banco ainda não tenha cumprido a decisão, o bancário deve informar ao sindicato, para que o direito seja requerido via judicial.  

7 e 8 horas

A ação para pagamento da 7 e 8 horas dos assistentes A UN também já transitou em julgado e está em execução. Vários bancários que trabalharam nesse cargo já receberam o valor devido.  

Caso você tenha atuado na função de Assistente A UN e ainda não entrou em contato com o sindicato, faça o mais rápido possível para não prescrever seu direito. Fale pelo WhatsApp (65) 99947 0011 com a assessoria jurídica do Seeb/MT, Escritório Alencar & Maehler advogados.

Mais informação também pelo WhatsApp (65) 9962-3616, com secretário geral do sindicato, Alex Rodrigues


Notícias Relacionadas