O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), em conjunto como os demais Sindicatos dos Bancários de MT, nesta terça-feira (02/03), obteve na justiça do trabalho liminar em ação civil pública contra o Banco do Brasil de executar transferências compulsórias de caixa e escriturário.
A juíza Márcia Martins Pereira, da 6ª Vara do Trabalho de Cuiabá, determinou que o Banco do Brasil se abstenha de proceder remoções ou transferências compulsórias de “caixas e escriturários, admitidos anterior a 04/102019. Exceto para agências dentro da mesma praça. Ainda, estabeleceu multa diária de R$ 1000,00 por empregado, caso o BB descumpra a liminar.
“O banco, claro, pode recorrer. Mas, a decisão judicial só reforça a importância da luta dos funcionários do BB e do Sindicato na busca por respeito e humanidade no tratamento ao trabalhador bancário diante do processo de reestruturação que a empresa baixou sem diálogo com o movimento sindical”, avalia o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa.
De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos do SEEB-MT e funcionário do BB, Marcílio Lima, “estamos imbuídos na luta por resultados positivos para estimular ainda mais a nossa resistência aos ataques privatistas do governo federal”, afirma o dirigente lembrando que o Comando Nacional e os Sindicatos estudam outras ações para garantir o BB público e forte.