Nesta segunda-feira, 27/2, João Luiz Fukunaga recebeu da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) o atestado de habilitação de dirigente. O processo seguiu as regras do órgão regulador, segundo as quais o exercício de cargos na Diretoria Executiva está condicionado ao prévio envio de documentação comprobatória. Fukunaga cumpriu todos os requisitos para receber o atestado e tomará posse como presidente da Previ na terça-feira, 28/2.
O Banco do Brasil indicou Fukunaga em 24/2. Na mesma data, o Conselho Deliberativo da Previ aprovou a indicação do patrocinador, conforme previsto no Estatuto. A indicação e aprovação do nome de João Luiz passou por todo o processo de governança do BB, da Previ e da Previc.
A habilitação prévia reforça as práticas da boa governança corporativa e promove uma gestão técnica, voltada para o cumprimento da missão da Previ, de pagar benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável.
João Luiz Fukunaga é funcionário do BB e associado do Previ Futuro desde 2008. Formado em História e com mestrado em História Social pela PUC-SP, João iniciou sua carreira como professor do Ensino Médio e também atuou como pesquisador, tendo realizado diversas produções acadêmicas na área da educação.
Em 2012 João assumiu a direção do Sindicato dos Bancários de São Paulo e foi coordenador nacional da Comissão de Negociação dos Funcionários do BB. Nesse período acumulou experiência nas principais funções de gestão da Entidade.
Em janeiro de 2022, foi escolhido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade que reúne os maiores sindicatos do País, para o cargo de Auditor Sindical, atuando nas negociações entre funcionários e a direção do Banco.
Fonte: portal da Previ