Seguindo os colegas de todo o país, os funcionários do Banco do Brasil da base Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT) decidiram em assembleias virtuais realizadas nesta segunda 25 aderir à paralisação da próxima sexta-feira, 29, em protesto contra a reestruturação e o desmonte do BB. As assembleias em São Paulo e Rio de Janeiro serão realizadas nesta terça-feria 26.
“A aprovação da paralisação mostra que o funcionalismo do Banco do Brasil repudia a reestruturação do banco, que fecha cinco mil postos de trabalho, 361 unidades de atendimento e uma série de outras medidas que enfraquecem a atuação do BB como banco público, visando sua privatização”, denuncia Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN e funcionário do BB.
“A decisão das assembleias também mostra a unidade do funcionalismo do BB em todo o país e aponta para a necessidade de envolver toda a sociedade brasileira em defesa do Banco do Brasil público, instrumento imprescindível para o desenvolvimento econômico e social do país”, acrescenta Cleiton.
A paralisação foi uma orientação da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, depois que na quinta 21 o funcionalismo do banco comprovou mais uma vez sua unidade e capacidade de luta com ampla participação nas diversas atividades realizadas país afora no Dia Nacional de Luta contra a reestruturação, com manifestações em agências e postos de atendimento, plenárias, reuniões com funcionários e mobilizações nas redes sociais.
Veja como foram as assembleias desta segunda 25 nas bases da Fetec-CUT/CN.
> Bancários de Brasília aprovam paralisação de 24 horas na sexta 29 contra reestruturação do BB
> Funcionalismo do BB no Pará aprova paralisação de 24 horas nesta sexta
> Mais de 95% dos funcionários do BB no Mato Grosso aprovam paralisação dia 29
> Bancários de Campo Grande aprovam paralisação no Banco do Brasil no dia 29
> Bancários do BB em Rondônia vão parar no dia 29 em protesto contra a reestruturação
> Bancários do BB de Dourados aprovam greve de 24 horas na sexta-feira
Fonte: Fetec-CUT/CN