Os funcionários do Banco do Brasil realizaram manifestações e atividades em todo o país nesta quinta-feira 8 agosto no Dia Nacional de Mobilização, com o lema #JuntosPorValorizaçãoNoBB, para discutir com os bancários a pauta de reivindicações específicas que está sendo negociada com a direção do BB na Campanha Nacional 2024. Todas as bases da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) participaram das atividades. Confira aqui a galaria de fotos no final do texto.
Os dirigentes sindicais do BB na base da Federação realizam ainda nesta quinta, às 20h, uma plenária regional para discutir especificamente a questão dos caixas no banco. Saiba mais aqui. Para se inscrever, clique aqui.
A Campanha Nacional entra agora em uma fase decisiva, com o início das rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que tratam das cláusulas econômicas. As discussões também avançam no âmbito do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários do Banco do Brasil, em que o banco começará a apresentar respostas às reivindicações específicas dos trabalhadores.
Entre as reivindicações específicas estão o fim do Performa e implementação de novo Plano de Cargos, realização de novos concursos e mais contratações, proibição das formas de contratação precarizadas e fraudulentas, revisão das formas de avaliação e definição de metas, defesa da remuneração dos caixas executivos e valorização do papel público do BB, entre outros pontos já debatidos, inclusive de Cassi e Previ.
>>>>> Veja galeria de fotos da Contraf-CUT
Durante o dia, representantes sindicais conversaram com os bancários e com a população nas agências, explicando a importância do momento e a necessidade de união e mobilização para garantir avanços nas negociações. A Comissão de Empresa dos Funcionários do BB destacou a importância de manter todos os funcionários informados sobre o andamento das negociações com a Fenaban e com o Banco do Brasil, ressaltando que o engajamento de todos é essencial para o sucesso da campanha.
O presidente da Fetec-CUT/CN, Rodrigo Britto, participou da manifestação em Brasília. “Estamos aqui em Brasília denunciando no Dia Nacional de Luta a vice-presidência de Varejo, que é uma das responsáveis pelo adoecimento da categoria, a partir da cobrança de metas abusivas, que muitas vezes o bancário não consegue atingir essas metas e é prejudicado na sua remuneração variável. Então estamos fazendo essa denúncia, além obviamente de cobrar de todo o Conselho Diretor que traga respostas às demandas do funcionalismo do BB”, afirmou Rodrigo Britto no ato em frente ao Edifício Sede I do Banco do Brasil em Brasília.
“Esse Dia Nacional de Mobilização é um passo importante para garantir que as demandas dos funcionários sejam ouvidas e atendidas, reforçando a importância da união da categoria neste momento decisivo. Com a participação ativa de todos, a Campanha Nacional dos Bancários 2024 pode alcançar resultados significativos para os trabalhadores e para o fortalecimento do setor”, afirmou Fernanda Lopes, coordenadora da CEBB.
Fonte: Fetec-CUT/CN, com informações da Contraf-CUT