O presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos Silva, e dirigentes da Contraf-CUT e dos sindicatos do Pará, de Rondônia e do Amapá reuniram-se nesta terça-feira 12 em Brasília com o presidente da Cassi, Cláudio Said, para discutir a reestruturação que o plano de saúde dos funcionários do Banco do Brasil está fazendo na região Norte, que na prática extingue as CliniCassi e os serviços próprios de atendimento aos associados e suas famílias.
Além de Cleiton, participaram a diretora da Contraf-CUT Rosalina Amorim, presidenta do Sindicato de Rondônia Ivone Colombo, o secretário-geral do Sindicato do Pará Sérgio Trindade, a secretária-geral do Sintraf Amapá Bruna Athayde La Guárdia. Pela Cassi, participaram também da reunião o diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento Fernando Amaral e a presidenta do Conselho Deliberativo Maryalba de N. Monteiro de Oliveira.
“Abrimos a reunião fazendo críticas à reestruturação que fechou as Unidades e as CliniCassi nos Estados do Norte e do Centro-Oeste, agravando de forma cruel as dificuldades e a falta de assistência à saúde dos funcionários do Banco do Brasil e de seus familiares, que trabalham nessas reuniões”, informa Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN. “Além disso, demonstramos que a precariedade das unidades da Cassi na região, desde falta de mobiliário a problemas prediais.”
O presidente da Cassi informou os dirigentes sindicais que a entidade esta realizando um estudo de reavaliação do projeto de reestruturação visando solucionar o problema de infra-estrutura tão logo receba as demandas dos usuários e dos sindicatos.
“O estudo também aponta para a possibilidade de aproveitamento da atual estrutura das CliniCassi com ampliação da rede credenciada para atender também trabalhadores de outros segmentos econômicos da região”, acrescenta Cleiton, que é associado da Cassi em Rondônia.
“Foi uma reunião muito produtiva e ficamos aguardando então o término do estudo que a Cassi está fazendo com a esperança de que ela garanta a manutenção dos serviços das CliniCassi na nossa região”, concluiu o presidente da Fetec-CUT/CN.
O presidente da Cassi, Cláudio Said, também considerou a reunião positiva. “Apresentamos algumas soluções e sabendo das necessidades locais a direção da Cassi estará empenhada em ampliar a sua participação e a qualidade do atendimento para os associados da região Norte. Temos esse compromisso e vamos elaborar um plano específico para ampliar nossa atuação na região”, prometeu Said.
O diretor Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, também elogiou o encontro. “Apesar de ter fechado as unidades estamos rediscutindo o redimensionamento de cada unidade em cada estado e discutindo qual é o tamanho mínimo que a gente precisa ter para que cada CliniCassi possa garantir atuação plena e cuidado pleno com os companheiros da região”, afirmou Amaral.
Confira os vídeos com as avaliações de Cleiton dos Santos, Cláudio Said e Fernando Amaral.
Fonte: Fetec-CUT/CN