O Banco do Brasil, em cumprimento a determinação judicial proferida nos autos de ação ajuizada pelo Sindicato, iniciou o processo de reintegração dos empregados que haviam sido demitidos de forma irregular.
Entenda o caso
Ainda no curso do ano de 2010 o banco instaurou diversos procedimentos administrativos disciplinares contra bancários que cumulavam os cargos de Escriturário com o de Professor nas redes públicas de ensino.
Contra essa conduta do banco, ainda em 2010, o sindicato ajuizou uma primeira ação pedindo o reconhecimento de que a acumulação dos cargos é regular.
Contudo, já no ano de 2011, os PAD’s chegaram ao fim, com aplicação de demissão por justa causa a alguns colegas do banco.
Em resposta, foi ajuizada uma segunda ação no ano de 2011, pedindo a reintegração dos bancários demitidos por justa causa.
Após longo trâmite processual, a Justiça do Trabalho concluiu, de forma definitiva que a acumulação de cargos é regular. Para além disso, foi deferida medida liminar determinando a reintegração dos bancários demitidos por justa causa e que foram listados pelo sindicato no processo.
A decisão ainda pode ser alvo de recurso. Contudo, as reintegrações serão realizadas sem qualquer impedimento.
”Desejamos um bom retorno aos colegas que foram alvo de uma grande injustiça por parte do Banco, esperamos que a decisão se consolide e atinja a todos e todas que aguardam a restauração do direito, estaremos sempre alertas e prontos para defender os interesses dos trabalhadores mesmo que a missão pareça ser difícil, não arredaremos.” Afirmou o Presidente do SINTRAF/AP, Samuel Bastos.