Exigir transparência em relação ao número de casos e respeito pelo alto número de funcionários contaminados pela Covid-19 e Influenza no Banco do Brasil. Este é o principal objetivo das manifestações do Dia Nacional de Luta do BB, que será realizado nesta quinta-feira (27), com a mobilização dos trabalhadores.
Apesar da atual situação no país, a direção do Banco do Brasil prioriza as metas em detrimento da saúde e da vida dos bancários e clientes. Prova disso é que diante do cenário de festas de fim de ano em dezembro, que poderiam ter como consequência o aumento de contaminação em todo o país, o BB acabou com o trabalho remoto.
Sem se preocupar o momento, no início de janeiro, também divulgou novo Manual de Trabalho que retirou o item que previa o encerramento do expediente em unidades, na hipótese de confirmação de funcionário contaminado nas últimas 72 horas. Os protestos ganharão força nesta quinta-feira (27), pois a decisão unilateral do Banco do Brasil coloca em risco a vida dos trabalhadores e clientes.
Os sindicatos reivindicam a implementação dos protocolos de segurança sanitária contra Covid-19 e Influenza em todas as agências e unidades do BB. Além do encaminhamento de todos que possuam alguma comorbidade e os que trabalham em departamentos de prédios comerciais, sem atendimento ao público, para trabalhar em casa.
Bancários do BB da base de Dourados devem participar
Em plenária realizada de forma remota na quinta-feira da semana passada, os funcionários do Banco do Brasil da base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região que participaram, decidiram protestar no Dia Nacional de Luta fazendo uso de preto. Portanto a orientação do sindicato é que nesta quinta-feira (27) os bancários do BB utilizem roupas de cor preta para demostrar a sua preocupação com a gravidade do momento atual da pandemia e como forma de cobrar a volta dos protocolos que minimizem os riscos à saúde e a vida dos trabalhadores e clientes do Banco do Brasil.
Tuitaço pela saúde dos bancários
Além das manifestações nas agências, os trabalhadores promoverão também um tuitaço às 10hs (Horário do MS) com a hashtag #DiaDeLutaBB. Precisamos de todo mundo! O que está acontecendo no Banco do Brasil é inaceitável. Tem vidas que dependem do seu tuíte. Nesta quinta (27), você pode fazer a diferença com um clique. “Desplugue-se e lute! A vida vale mais”.