Notícias

home » notícias

11 de Abril de 2022 às 09:23

Com participação na gestão, associados da Previ conquistam avanços nas últimas décadas


Associados Previ

Com a participação dos associados na gestão, que garante mais segurança, a Previ se tornou o maior e mais sólido fundo de pensão da América Latina, impedindo tanto abusos do patrocinador quanto ingerências externas do mercado.

Foi assim que os associados da Previ acumularam conquistas nas últimas décadas, independentemente do governo de plantão que nomeia a direção do banco. Confira abaixo.

GOVERNO FHC

A Previ foi o primeiro fundo de pensão do país a democratizar a gestão com a reforma estatutária de 1997, quando os associados conquistaram, pela primeira vez, o direito de eleger a metade na Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal – e posteriormente também dos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro.

Com o acordo de 97, que também criou o plano Previ Futuro, os associados ainda conquistaram:
• Direito de aposentadoria aos 50 anos, independentemente do INSS.
• Extensão da dependência dos filhos de 21 para 24 anos.
• As associadas passaram a colocar seus companheiros como dependentes.
• Aumento dos benefícios com reposição anual da inflação.

Em 2002, os associados reconquistaram a governança da entidade, após a intervenção do governo FHC na Previ, que destituiu todos os dirigentes eleitos e nomeou um interventor para impor a paridade de contribuição prevista nas leis 108 e 109 e devolver ao banco parte do superávit. Veja no vídeo.

GOVERNO LULA

No período 2003 a 2011, as principais conquistas dos associados foram:
Redução da Parcela Previ, pela qual os associados que se aposentaram a partir de 24 de dezembro de 1997 passaram a ter aumento de R$ 800 (valor da época) nos benefícios, vantagem que perdura até hoje. Saiba como foi.
As conquistas com os superávits a partir de 2006. Com a boa governança, a Previ acumulou superávits três anos seguintes, o que permitiu:
⇒ Alteração do plano de custeio, que reduziu de 8% para 4,8% o valor das contribuições mensais. Conquista vale até hoje. Confira.
Criação do Benefício Especial de Proporcionalidade, que trouxe permanentes ganhos nos benefícios para os que se aposentaram a partir de dezembro de 1997.
Instituição do Benefício Especial de Remuneração, que aumentou a base do salário de participação (o salário considerado para o cálculo do benefício) de 75% para 90% da remuneração. Essa diferença de 15% foi incorporada no benefício e também continua em vigor. Entenda como foi.
Suspensão das contribuições por 7 anos. Além de todos os benefícios acima, ainda como resultado dos superávits os associados do Plano 1 deixaram de pagar as contribuições mensais de 2007 a 2013. Relembre.
Criação dos perfis de investimentos (conservador, moderado, arrojado e agressivo) no plano Previ Futuro, atendendo antiga reivindicação dos associados.

GOVERNO DILMA

Benefício Especial Temporário, que representou 20% de aumento nos benefícios entre 2011 e 2013, inclusive para pensionistas. Para os associados da ativa, foi aberta conta pessoal para receber o valor na aposentadoria. Assista aqui ao vídeo.
Revisão da tábua de expectativa de vida e da taxa atuarial, para dar mais segurança aos planos de benefícios do Plano 1, e mudanças no Empréstimo Simples.

Todas essas conquistas alcançadas com os superávits representaram uma
transferência, entre 2006 e 2013, de mais de R$ 58 bilhões (em valores de dezembro de 2018)
para os benefícios dos associados do Plano 1, em valores nominais.

 

GOVERNO BOLSONARO

Criação dos Ciclos de Vida 2030, 2040, 2050 e 2060, novos perfis de investimento do Previ Futuro, visando o equilíbrio entre risco, liquidez e rentabilidade dos investimentos.
Aprovação do novo regulamento para permitir o resgate de parte da contribuição patronal e redução da carência para requerer benefício. Este regulamento só aguarda a aprovação dos órgãos de governo.
Criação do Previ Família, antiga reivindicação dos associados e seus familiares, um plano administrado pela Previ, com garantia da segurança da instituição.
Direito de adesão à Capec aos funcionários oriundos dos bancos incorporados.
Redução na taxa de carregamento de 4,0% para 3,5%, com ganhos importantes principalmente para os associados do Previ Futuro.


Notícias Relacionadas