Notícias

home » notícias

25 de Março de 2023 às 08:11

Bancários do BB aprovam proposta e terão creditado dia de greve de 2017


Bancários e bancárias do Banco do Brasil aprovaram por unanimidade em assembleia presencial a proposta do banco sobre o dia de greve de 2017, cuja mobilização buscava frear a reforma trabalhista do governo Temer. Na noite desta terça-feira (21), na sede do Sindicato, os trabalhadores garantiram o crédito do dia paralisado e o ajuste da anotação no ponto eletrônico. O pagamento do dia 28 de abril de 2017 será creditado 15 dias após assinatura do acordo.

Os desdobramentos da ação movida pelo Sindicato beneficiarão os bancários e bancárias que fizeram paralização no dia 28/04/2017 e que trabalhavam no Distrito Federal.

A conclusão favorável desse processo é uma grande vitória, uma vez que a jurisprudência predominante do Tribunal Superior do Trabalho (TST) é em sentido contrário e não reconhece greves de natureza política. Esse tipo de mobilização passa a ser mais que reivindicatória e corporativista, avançando para pautas que atentam sobre os direitos da classe trabalhadora e do povo brasileiro de modo geral.

Durante o encontro, os dirigentes do Sindicato apontaram para a relevância da levantada vanguardista dos bancários e bancárias que, historicamente, se organizam para defender o Brasil e o conjunto dos trabalhadores. A assembleia também possibilitou a consulta individualizada dos valores, uma vez que os reflexos econômicos deste acordo se darão de forma particular, a considerar o valor do dia trabalhado com base na remuneração da época.

Da Redação


Notícias Relacionadas