O Sindicato dos Bancários do Pará enviou ofício ao Banco da Amazônia na tarde desta sexta-feira (18) para solicitar a antecipação da Participação nos Lucros e Resultados de 2023. Isso porque a entidade sindical tomou conhecimento de que no último dia 14/08 o Basa divulgou carta para seus acionistas com o resultado financeiro do primeiro semestre deste ano, onde teve um lucro de R$ 525,9 milhões, que corresponde a um crescimento de 28,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No documento enviado ao Basa, o Sindicato destaca, como base o disposto na cláusula 7ª do Acordo Coletivo de Trabalho celebrado entre as entidades representativas de classe e o banco, que a empresa pode conceder a antecipação do pagamento pela Participação dos Lucros e Resultado da Empresa, tendo como base não apenas o alcance das metas estimadas e indicadores projetados para o período, mas, também, a evolução do resultado financeiro da instituição.
“Entendemos que a PLR é fruto do esforço de todos os colegas do Banco, e deve ser antecipada o quanto antes, com aumento proporcional ao crescimento do Lucro do banco em relação ao do ano passado”, afirma o diretor do Sindicato e empregado do Banco da Amazônia, Cristiano Moreno.
O pedido do Sindicato é para que a antecipação da PLR 2023 ocorra até o final deste mês de agosto e que o banco adote como base de cálculo para a distribuição da participação não apenas os valores auferidos pelas metas estipuladas, mas também, a margem de lucro acrescida ao demonstrativo.
“É importante destacarmos que o referido lucro teve como fato gerador, principalmente, os esforços desprendidos pelos empregados do Banco da Amazônia. Por essa razão, o sindicato pondera que deve ser avaliada a possibilidade de conceder, de forma antecipada, os valores correspondentes à referida PLR em favor dos empregados, levando-se em consideração que o banco já possui os valores estimados referentes ao exercício do ano, no que diz respeito ao lucro auferido”, ressalta a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.
Fonte: Bancários PA