Bancários e bancárias do Banco da Amazônia realizam seu 13º Congresso Nacional nesta sexta-feira (6) e no sábado (7). Com debates e votações online, as reflexões vão girar em torno do tema “Construindo juntos o futuro do Banco da Amazônia”.
A abertura do Congresso será feita de forma unificada, com a realização do Encontro Nacional dos Bancos Públicos. A atividade começa às 18h e será transmitida ao vivo pelas páginas da Contraf-CUT no Facebook e YouTube.
No sábado (7) a programação do 13º Congresso Nacional dos Empregados do Banco da Amazônia inicia às 14h e segue até às 17h, pela plataforma Zoom Meetings. Serão três mesas de debate: “Defesa do emprego e dos Bancos Públicos (MP 1.052/2021)”; “Saúde e condições de trabalho” e “Informe jurídico sobre PLR”.
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição do evento
O Congresso do Banco da Amazônia já tem confirmado na sua programação a presença da presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira; do presidente da Fetec-CUT Centro Norte, Cleiton Silva; do representante dos empregados no Conselho de Administração do Banco da Amazônia (CONSAD), Inálio Vieira; do presidente da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA), Gilson Lima; e da economista do DIEESE, Vivian Machado.
“Nesse 13º Congresso Nacional do Banco da Amazônia vamos debater as condições de trabalho que envolvem o home office e, também, trabalho presencial, sobretudo pela conjuntura da pandemia. Além disso, teremos discussões sobre PCCS e PLR, que já são pautas permanentes do funcionalismo. Para esse ano, a novidade é a MP 1.052, que precisamos ampliar nossas estratégias de luta contra tal retrocesso que está em curso na Câmara dos Deputados”, destaca o coordenador da Comissão de Empresa do banco, diretor do Sindicato, Sérgio Trindade.
“O Banco da Amazônia é uma instituição com 79 anos de história e de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social na região Amazônica. Assim como os demais bancos públicos, o Banco da Amazônia também tem sua existência ameaçada pelo desgoverno federal de Bolsonaro, principalmente diante da MP 1052. Por isso, a participação dos empregados e empregadas da instituição nesse Congresso é muito importante, pois a manutenção do Banco da Amazônia depende diretamente da nossa luta, com muita unidade e resistência bancária”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.
1º DIA
ABERTURA CONJUNTA – ENCONTRO NACIONAL DOS BANCOS PÚBLICOS
DATA: 06.08.2021
HORÁRIO: 18h (Abertura Conjunta do Encontro Nacional dos Bancos Públicos)
Análise de Conjuntura
PLATAFORMA VIRTUAL: Facebook e YouTube da Contraf-CUT
2º DIA
DATA: 07.08.2021
HORÁRIO: 14h as 17h
PLATAFORMA VIRTUAL: Zoom Meeting’s
PROGRAMAÇÃO
Dia 06.08.2021 (SEXTA-FEIRA)
14h: Mesa de abertura
PARTICIPANTES DA MESA:
– Tatiana Oliveira: presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará
– Cleiton Santos: presidente da FETEC/CUT-CN
– Juvandia Moreira: presidenta da CONTRAF/CUT
– Gilson Lima: Presidente da AEBA
14h20: Leitura e aprovação do regimento.
COORDENADOR: Luiz Otávio Amaral
14h30: Mesa de apresentação do balanço do Banco da Amazônia
PARTICIPANTE: Vivan Machado, economista do DIEESE
15h30: Debate
Tema 1: Defesa do emprego e dos Bancos Públicos (MP 1.052/2021)
PARTICIPANTES:
– Sérgio Trindade: coordenador da Mesa de Negociação com o banco (FETEC/CUT-CN e SEEB/PA)
– Inálio Vieira*: Representante dos empregados no CONSAD
Tema 2: Saúde e condições de trabalho
PARTICIPANTE:
– Suzana Gaia: diretora de Relações Sindicais do Sindicato dos Bancários do Pará
16h30: Informe jurídico sobre PLR.
PARTICIPANTE:
– Cristiano Moreno: diretor jurídico do Sindicais do Sindicato dos Bancários do Pará
17h: Encerramento
Fonte: Bancários PA