Para fortalecer a luta do Quadro de Apoio em defesa do emprego e contra as demissões arbitrárias no Banco da Amazônia, o Sindicato dos Bancários do Pará e a AEBA retomaram a agenda de reuniões permanentes do segmento no final da tarde desta sexta-feira 16/06, na sede da entidade sindical, em Belém, com presença de um bom público na atividade.
Na oportunidade, a assessoria jurídica do Sindicato, através de Célia Menezes e Luciano Meireles, que representaram o Escritório Mary Cohen de Advocacia Trabalhista e Sindical, apresentaram detalhes da última audiência na 18ª Vara do Trabalho de Belém, ocorrida na quinta-feira 15, que adiou a mesma para o dia 08 de agosto, às 9 horas, em virtude do pedido apresentado pelo Sindicato de tentar uma reunião com o novo presidente do Banco da Amazônia, Luiz Cláudio Moreira Lessa, para dialogar sobre a decisão de desligamento do Quadro de Apoio.
Na audiência, porém, o Basa solicitou ao Juízo autorização para realizar acordos individuais de desligamento com os integrantes do Quadro de Apoio, tendo sido concedido prazo para as entidades se manifestarem a este respeito.
Diante do exposto, o Sindicato e a AEBA reafirmaram compromisso de seguir na luta em defesa do emprego e contra a demissão do Quadro de Apoio, e disseram que não aceitarão a proposta do Banco de realizar acordos individuais de desligamentos deste segmento, o que foi aprovado pelos bancários e bancárias presentes na reunião.
“Caso o Banco da Amazônia tente realizar acordos individuais com qualquer bancário ou bancária do Quadro de Apoio, nossa orientação é para não assinar nenhum documento e aguardar o resultado da Ação Civil Pública movida pelo Sindicato e pela AEBA. Qualquer tentativa de assédio do banco deve ser imediatamente comunicada á nossa assessoria jurídica para tomarmos as providências necessárias”, afirma o secretário geral do Sindicato e coordenador da CEE/Basa, Sérgio Trindade.
O presidente Lula estará no Pará neste sábado 17/06, para entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida em Abaetetuba ás 9h, e depois às 11h em Belém, para o lançamento do projeto Porto Futuro 2, em parceria com o Governo do Estado.
Por isso, a reunião do Quadro de Apoio deliberou pela participação das entidades de base, junto com os profissionais do QA nesta programação, para denunciar as demissões de empregados púbicos no Basa e entregar uma carta ao presidente Lula contextualizando a situação e solicitando o fim das demissões.
A concentração está marcada para 10 horas, na Escadinha da Estação das Docas, e a orientação é para que todos e todas estejam com a camisa temática da campanha do Quadro de Apoio.
“É muito importante a presença de todos e todas nesta mobilização que faremos no sábado, na presença do Presidente Lula, para mostrar nossa indignação e repúdio com a decisão de demissão do Quadro de Apoio do Basa ainda na gestão de Bolsonaro. Alés desta, faremos outras ações para mostrar que o QA segue firme na luta contra as demissões. Acompanhem os canais de comunicação do Sindicato e vamos juntos defender o emprego da categoria bancária e valorização dos bancos públicos”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários, Tatiana Oliveira.
Fonte: Bancários PA