De forma virtual, a presidência da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco da Amazônia (CASF) reuniu com o Sindicato na manhã desta sexta-feira (8). “O pedido do encontro foi feito por nós após visita ao município de Marabá e em conversa com o funcionalismo do Banco da Amazônia algumas reclamações foram apresentadas e repassadas à CASF que prontamente respondeu a todas e ainda trouxe, em primeira mão, novidades que serão anunciadas na próxima semana”, conta a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
Atualmente, a maioria dos empregados do banco utiliza planos de saúde com abrangência nacional e com acomodação de apartamento, sendo que cerca de 50% utilizam os planos da CASF, seguido de reembolso, proporcional às faixas salariais, mediante comprovação de pagamento da mensalidade do plano de saúde dos beneficiários.
Alguns bancários e bancárias de Marabá reclamaram da rede de profissionais da saúde credenciados à CASF. A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco da Amazônia disse que possui a melhor rede credenciada possível na região, já que os melhores hospitais, clínicas e médicos que atendem planos de saúde são credenciados, contudo, alega que há uma carência na região de mais serviços e especialidades, e esse seria o motivo da CASF não ofertar mais opções para atendimento. A CASF afirmou que os beneficiários dos planos podem apresentar sugestões de hospitais, laboratórios, clínicas e profissionais e que a Operadora não medirá esforços para ampliar essa rede.
Na cidade de Marabá os beneficiários da CASF são atendidos pela rede credenciada própria da CASF. Nas localidades onde a Operadora não tem rede credenciada própria, os beneficiários são atendidos por Convênios de Reciprocidade (CASSI, CABERJ, FACHESF)) ou Convênios Especiais (UNIMED Palmas e Rondonópolis).
Importante alertar para o fato de que, onde há rede credenciada própria, não podem ser utilizados os convênios, pois nesse caso haverá a cobrança da taxa administrativa de 15%, um custo extra para a administração dos planos que é repassado ao beneficiário caso esse utilize indevidamente.
Alguns bancários e bancárias têm demonstrado interesse em retornar à CASF e perguntaram sobre o processo de portabilidade. Nesse sentido, a presidência do plano informou que existe sim a portabilidade, mas sugere que os interessados em aderir aos planos da CASF que entrem em contato com a Operadora, através do email cadastro@casf.com.br ou telefones (91) 4005-4312/4313 (cadastro) para participarem da Campanha de Adesão, através da qual podem solicitar o ingresso nos planos, com a possibilidade de não haver carência, através de avaliação da declaração de saúde com consulta prévia via telemedicina. O processo é bem mais rápido e a campanha estará vigente até o dia 30 de junho .
Outra reclamação apresentada foi sobre a demora e falta de informações corretas por parte da Central da CASF quando contatada. A Caixa de Assistência disse estar ciente de que ainda há falhas, mas que tem buscado melhorar o serviço de suporte, acompanhando caso a caso em busca de melhorias nesse tipo de relacionamento com o beneficiário, o que tem reduzido significativamente as reclamações.
A CASF também informou que busca manter atualizada, no site do plano, a lista de credenciados bem como telefones de contato e endereço. Mas que os beneficiários podem solicitar informações sobre a rede credenciada também via email cadastro@casf.com.br e convenios@casf.com.br ou por telefone (91) 4005-4302/4316/4306
A CASF possui convênio com a Amparo Saúde, para atendimento via telemedicina, que pode ser acessada através do telefone 4020-1766 (ligação direta), nas especialidades – Fisioterapia, Psiquiatria, Pediatria, Endócrinologia, Dermatologia, Ginecologia, Geriatria e Cardiologia.
Na Clinicasf (sede da CASF) também há o serviço de telemedicina, com clínico geral, através do telefone (91) 4005-4300/4306/4302, com atendimento por agendamento. E em breve o serviço estará sendo ampliado para outras especialidades.
Representantes do plano informaram que têm buscado, na medida do possível, dar atendimento para os beneficiários portadores do Espectro Autista, avaliando caso a caso, mesmo que esse atendimento ainda não esteja previsto oficialmente no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS). Informam que os responsáveis por essas crianças devem entrar em contato com a operadora para a busca da melhor solução.
Em primeira mão, a presidência da CASF informou ao Sindicato que na próxima semana irá anunciar a redução em 9,42% da cota dos valores dos planos pós fixados (UNICASF Saúde e UNICASF Regional Enfermaria), mesmo diante da previsão de anúncio, pelo ANS, de reajuste dos planos individuais de saúde entre 15% e 18,2%, superando o recorde de 13,57% registrado em 2016; que deve ocorrer no próximo mês.
O teto de correção a ser aplicado pelas operadoras de saúde começa a valer entre maio de 2022 e deverá ser definido ainda nesse mês pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
“Depois da direção fiscal e de um sufoco que passamos na CASF e que felizmente já foi superado, essa notícia nos traz alívio diante do aumento de tudo que é básico, e o mais recente deles foram os medicamentos. É a primeira vez na história do plano que há esse tipo de redução de plano pós fixado e que possamos ter mais notícias boas como essa, em meio a uma pandemia, quando mais precisamos foi de saúde e de um plano que possa estar de fato conosco”, destaca o diretor do Sindicato e bancário do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.
No dia 27 desse mês, o Amazônia Saúde será pauta de reunião entre Sindicato e Banco da Amazônia e no encontro de hoje com a CASF, dirigentes sindicais pediram contribuições da Caixa de Assistência para o debate, com base em toda sua trajetória e como plano de saúde que atende metade do funcionalismo do banco.
Fonte: Bancários PA com Último Segundo