Notícias

home » notícias

15 de Abril de 2022 às 08:10

CASF reúne com Sindicato, responde demandas e anuncia novidades


De forma virtual, a presidência da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco da Amazônia (CASF) reuniu com o Sindicato na manhã desta sexta-feira (8). “O pedido do encontro foi feito por nós após visita ao município de Marabá e em conversa com o funcionalismo do Banco da Amazônia algumas reclamações foram apresentadas e repassadas à CASF que prontamente respondeu a todas e ainda trouxe, em primeira mão, novidades que serão anunciadas na próxima semana”, conta a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Atualmente, a maioria dos empregados do banco utiliza planos de saúde com abrangência nacional e com acomodação de apartamento, sendo que cerca de 50% utilizam os planos da CASF, seguido de reembolso, proporcional às faixas salariais, mediante comprovação de pagamento da mensalidade do plano de saúde dos beneficiários.

Rede credenciada

Alguns bancários e bancárias de Marabá reclamaram da rede de profissionais da saúde credenciados à CASF. A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco da Amazônia disse que possui a melhor rede credenciada possível na região, já que os melhores hospitais, clínicas e médicos que atendem planos de saúde são credenciados, contudo, alega que há uma carência na região de mais serviços e especialidades, e esse seria o motivo da CASF não ofertar mais opções para atendimento. A CASF afirmou que os beneficiários dos planos podem apresentar sugestões de hospitais, laboratórios, clínicas e profissionais e que a Operadora não medirá esforços para ampliar essa rede.

Taxa de administração de convênios especiais e de reciprocidade

Na cidade de Marabá os beneficiários da CASF são atendidos pela rede credenciada própria da CASF. Nas localidades onde a Operadora não tem rede credenciada própria, os beneficiários são atendidos por Convênios de Reciprocidade (CASSI, CABERJ, FACHESF)) ou Convênios Especiais (UNIMED Palmas e Rondonópolis).

Importante alertar para o fato de que, onde há rede credenciada própria, não podem ser utilizados os convênios, pois nesse caso haverá a cobrança da taxa administrativa de 15%, um custo extra para a administração dos planos que é repassado ao beneficiário caso esse utilize indevidamente.

Portabilidade – Campanha de adesão da CASF

Alguns bancários e bancárias têm demonstrado interesse em retornar à CASF e perguntaram sobre o processo de portabilidade. Nesse sentido, a presidência do plano informou que existe sim a portabilidade, mas sugere que os interessados em aderir aos planos da CASF que entrem em contato com a Operadora, através do email cadastro@casf.com.br ou telefones (91) 4005-4312/4313 (cadastro) para participarem da Campanha de Adesão, através da qual podem solicitar o ingresso nos planos, com a possibilidade de não haver carência, através de avaliação da declaração de saúde com consulta prévia via telemedicina. O processo é bem mais rápido e a campanha estará vigente até o dia 30 de junho .

Central

Outra reclamação apresentada foi sobre a demora e falta de informações corretas por parte da Central da CASF quando contatada. A Caixa de Assistência disse estar ciente de que ainda há falhas, mas que tem buscado melhorar o serviço de suporte, acompanhando caso a caso em busca de melhorias nesse tipo de relacionamento com o beneficiário, o que tem reduzido significativamente as reclamações.

Atualização da rede no sistema

A CASF também informou que busca manter atualizada, no site do plano, a lista de credenciados bem como telefones de contato e endereço. Mas que os beneficiários podem solicitar informações sobre a rede credenciada também via email cadastro@casf.com.br e convenios@casf.com.br ou por telefone (91) 4005-4302/4316/4306

Telemedicina

A CASF possui convênio com a Amparo Saúde, para atendimento via telemedicina, que pode ser acessada através do telefone 4020-1766 (ligação direta), nas especialidades – Fisioterapia, Psiquiatria, Pediatria, Endócrinologia, Dermatologia, Ginecologia, Geriatria e Cardiologia.

Na Clinicasf (sede da CASF) também há o serviço de telemedicina, com clínico geral, através do telefone (91) 4005-4300/4306/4302, com atendimento por agendamento. E em breve o serviço estará sendo ampliado para outras especialidades.

Atendimento às pessoas que estão dentro do Espectro Autista

Representantes do plano informaram que têm buscado, na medida do possível, dar atendimento para os beneficiários portadores do Espectro Autista, avaliando caso a caso, mesmo que esse atendimento ainda não esteja previsto oficialmente no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS). Informam que os responsáveis por essas crianças devem entrar em contato com a operadora para a busca da melhor solução.

Novidades para o bolso

Em primeira mão, a presidência da CASF informou ao Sindicato que na próxima semana irá anunciar a redução em 9,42% da cota dos valores dos planos pós fixados (UNICASF Saúde e UNICASF Regional Enfermaria), mesmo diante da previsão de anúncio, pelo ANS, de reajuste dos planos individuais de saúde entre 15% e 18,2%, superando o recorde de 13,57% registrado em 2016; que deve ocorrer no próximo mês.

O teto de correção a ser aplicado pelas operadoras de saúde começa a valer entre maio de 2022 e deverá ser definido ainda nesse mês pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“Depois da direção fiscal e de um sufoco que passamos na CASF e que felizmente já foi superado, essa notícia nos traz alívio diante do aumento de tudo que é básico, e o mais recente deles foram os medicamentos. É a primeira vez na história do plano que há esse tipo de redução de plano pós fixado e que possamos ter mais notícias boas como essa, em meio a uma pandemia, quando mais precisamos foi de saúde e de um plano que possa estar de fato conosco”, destaca o diretor do Sindicato e bancário do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.

Amazônia Saúde

No dia 27 desse mês, o Amazônia Saúde será pauta de reunião entre Sindicato e Banco da Amazônia e no encontro de hoje com a CASF, dirigentes sindicais pediram contribuições da Caixa de Assistência para o debate, com base em toda sua trajetória e como plano de saúde que atende metade do funcionalismo do banco.

Fonte: Bancários PA com Último Segundo


Notícias Relacionadas