Notícias

home » notícias

21 de Setembro de 2023 às 07:00

Assembleia do Quadro de Apoio aprova protocolo por unanimidade


A assembleia do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia realizada na noite dessa terça-feira 19 aprovou, por unanimidade, o protocolo de entendimento sobre os desligamentos deste segmento do Basa em audiência de conciliação ocorrida no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) no último dia 12 de setembro.

A presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, acompanhada pelos dirigentes sindicais Cristiano Moreno, Sérgio Trindade e Luiz Otávio Pereira, todos do Basa e os dois últimos integrantes do QA, apresentaram os termos do protocolo e esclareceram dúvidas dos participantes junto com a assessoria jurídica de Célia Menezes e Luciano Meireles, do Escritório Mary Cohen de Advocacia e Assessoria Trabalhista e Sindical.

Clique aqui e confira na íntegra os termos do protocolo de entendimento do TRT

Com a aprovação em assembleia o protocolo prevê que, se houver 80% de adesões até dezembro deste ano, haverá a desistência da atual ação e todo o processo deverá ser reiniciado, obrigando o Banco a refazer estudos sobre o Quadro de Apoio remanescente. Caso esse percentual não seja atingido, as ações judiciais seguirão, o mandado de segurança do Basa poderá ir a julgamento e a luta das entidades sindicais continuará em defesa do emprego público dentro da instituição.

Na avaliação dos dirigentes sindicais, o documento formulado com a mediação do TRT foi um avanço diante da tentativa do Banco em demitir compulsoriamente e em massa, desde 2021, centenas de bancários e bancárias do Quadro de Apoio.

“Agradecemos aos integrantes do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia pela confiança na luta e na organização desse movimento liderado pelo Sindicato dos Bancários do Pará e AEBA, com presença nas reuniões, manifestações públicas e nas buscas de apoio político para a nossa causa. Não fizemos orientação sobre adesão ou não ao protocolo porque entendemos que essa é uma decisão muito pessoal diante de realidades diversas, mas o fato é que esse protocolo representou um avanço importante contra as demissões sumárias que o Banco pretendia”, ressalta a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

“Essa luta em defesa do emprego do Quadro de Apoio causou muito desconforto em todos nós que somos dirigentes sindicais e integrantes deste segmento no Basa. Não é fácil organizar a luta com centenas de colegas ameaçados de demissão compulsória. A nossa unidade e resistência foram fundamentais para chegarmos até aqui com uma proposta de conciliação sobre esses desligamentos. Isso mostra que acreditar na luta sindical é fundamental para as conquistas de direitos da classe trabalhadora e da categoria bancária”, destaca o coordenador da comissão de empregados do Basa e integrante do Quadro de Apoio, Sérgio Trindade.

“O Sindicato dos Bancários do Pará e sua assessoria jurídica estará à disposição de todos os bancários e bancárias do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia que estiveram ou não presentes na assembleia de hoje para esclarecer todas as dúvidas desse protocolo de entendimento, para que os colegas possas tomar sua decisão de adesão ou não os termos desse documento de forma consciente e com segurança”, afirma o diretor jurídico do Sindicato e empregado do Basa, Cristiano Moreno.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas