Devido ao exacerbado crescimento de casos de assédio nos bancos públicos e privados, o Sindicato tem intensificado a campanha de combate à prática. Nesta terça-feira (28), dirigentes visitaram agências bancárias no Lago Norte e Paranoá. Na ocasião, distribuíram cartilhas com informações sobre o tema com o objetivo de informar, amparar os trabalhadores e trabalhadoras e encorajá-los a denunciar toda e qualquer prática de assédio.
“Todos nós estamos aprendendo como lidar com esse tema que é tão delicado e que causa tantos sentimentos, como tristeza e dor, e que ainda assim é tão difícil de identificar. Por isso, estamos indo para a base, escutar, acolher e também conscientizar”, ressaltou Eliza Espindola, diretora da Fetec-CUT/CN, em visita ao Santander no Lago Norte.
Para a dirigente, “hoje, a maior causa de adoecimento dos trabalhadores dos bancos é o assédio. Durante a visita, soube que o Bradesco realizou um curso sobre o tema, e isso é muito positivo. Precisamos combater essa prática em conjunto”.
Os sindicatos são essenciais no enfrentamento aos casos de assédio. O diretor José Avelino, da Fetec-CUT/CN, ressaltou esse papel e pediu aos trabalhadores e trabalhadoras que acompanhem as campanhas promovidas pelo Sindicato dos Bancários de Brasília e pela Federação Centro Norte. “Essa é uma ação muito importante para todos nós, então fiquem atentos e contem conosco”, reforçou o dirigente em visita ao banco Bradesco.
A campanha de combate e conscientização sobre o assédio no local de trabalho, iniciativa do Sindicato e da Fetec, continuará percorrendo todas as regiões do DF.
Para mais informações e denúncias, acesse nossos canais de atendimento. Você não está sozinha(o)!
Leidiane Souza
Colaboração para o Seeb Brasília