Notícias

home » notícias

10 de Abril de 2017 às 09:00

Sindicato participa do lançamento do Fórum Intersindical de Saúde do Trabalhador de GO


Crédito: Reprodução

Brasília - Sindicato participou nesta sexta-feira (7), em Goiânia, do lançamento do Fórum Intersindical de Saúde do Trabalhador de Goiás, que tem por objetivo promover a articulação entre as instâncias públicas, os trabalhadores e suas representações na relação saúde e trabalho. A meta é estender este projeto nacionalmente. Este é o segundo Fórum a ser instalado nos estados. O primeiro foi no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano.

O Fórum Intersindical é um espaço de construção em saúde, criação de mecanismos de qualificação para ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador; acompanhamento de negociações coletivas, pesquisas de interesse do trabalhador, confecção de boletins informativos e articulação com a mídia local.

O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, que participou do evento, destacou a importância a criação do Fórum, uma vez que considera fundamental a manutenção e segurança no trabalho. “Vamos conversar com entidades sindicais e órgãos públicos ligados à saúde do trabalhador para viabilizar a criação do Fórum também em Brasília”, informou o dirigente sindical.

Também estiveram presentes os diretores do Sindicato Teresa Cristina, Paulo Vinícius, e os aposentados do Banco do Brasil, Amadeu Alvarenga e Guilherme ?

Parceria com sindicatos

Há muitos anos são realizadas ações de vigilância em saúde do trabalhador em vários estados brasileiros, em parceria com sindicatos de várias categorias. Durante as atividades, observou-se a necessidade de se estreitarem os laços entre o movimento sindical, as instituições públicas de vigilância da saúde e as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão, além de outras instituições com interesse nas relações saúde-trabalho.

Nos estados onde os projetos de formação estão sendo implementados será proposta a instalação de Fóruns similares, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz e dos Cerest locais. Contudo, é importante ressaltar que, como o próprio nome diz, o Fórum é uma iniciativa plural, que somente é capaz de ser instalado com a participação de diversas entidades.

Objetivos do Fórum:

-- Possibilitar a articulação entre as instâncias públicas que têm como missão a defesa da saúde do trabalhador e os trabalhadores e suas representações;
-- Fomentar a participação dos trabalhadores e demais instâncias do SUS na Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat);
-- Capacitar representantes dos trabalhadores, das instituições públicas de vigilância, acadêmicas e outras com interesse para a Visat, especialmente nos componentes da informação e da intervenção sobre os processos e ambientes de trabalho;
-- Criar mecanismos de qualificação para a ação de Visat;
-- Estimular a integração entre as diversas instâncias participativas para o aprimoramento da governança da saúde do trabalhador na região.


Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas