Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília troca a cor da fachada do rosa para o azul em novembro, mês dedicado para ações de promoção à saúde do homem, principalmente contra o câncer de próstata. Internacionalmente, o mês chama a atenção sobre a importância da prevenção.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que, entre 2016 e 2017, o Brasil tenha incidência de cerca de 61 mil novos casos de câncer de próstata, o tipo de maior recorrente entre os homens. Neste sentido, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.
“Diante desses dados, nos damos conta que o câncer é um problema de saúde pública e que as políticas de prevenção e tratamento devem ser pauta permanente dos programas de governo, estendendo-se para além das campanhas de conscientização”, ressalta Mônica Dieb, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato.
Importância da campanha
Se a doença for detectada ainda no início, as chances de cura aumentam em 90%. Entretanto, um grande obstáculo a ser vencido é o preconceito com relação aos exames preventivos.
O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos e do antígeno prostático específico (PSA) sejam realizados anualmente, principalmente pelos homens na faixa dos 50 anos. Para aqueles que possuem histórico familiar da doença, esses exames devem ser feitos a partir dos 45 anos.
Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação