Notícias

home » notícias

22 de Janeiro de 2019 às 15:06

Seeb/MT e empregados da DESENVOLVE MT são contra a extinção da Agência de Fomento


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - Nesta terça-feira (22.01), o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso participou da audiência pública que tratou da ex­tinção da Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT). A audiência realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi solicitada pela deputada estadual Janaína Riva (MDB).

Em conjunto com os empregados da Agência de Fomento do Estado - Desenvolve MT, o Seeb/MT defendeu a retirada da agencia do pacote de me­didas que o governador Mauro Mendes (DEM) proposto para re­duzir os gastos pú­blicos. Essa proposta está inserida no Projeto de Lei Complementar 03/2019, Mensagem 07/2019, que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo estadual. 

Além da reforma administrativa que pode extinguir ou fundir para promover economia de recursos, o governador  propõem o congelamento dos salários dos servidores públicos,  comprometem o Fundo de Previdência e a Gestão do Estado.

Para o Seeb e os empregados a extinção da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S. A Desenvolve MT  NÃO importará em um único real de economia nas contas públicas, muito pelo contrário, ao ser extinta ou perder sua identidade, sendo transformada em Diretoria ou Superintendência, o Estado deixará de ter um importante parceiro na captação de Recursos Federais.

Em carta aberta à população, os empregados da Desenvolve MT e o Sindicato criticam a falta de diálogo e a intenção do governo aprovar a reforma administrativa “a toque de caixa”, sem debater com os trabalhadores e com a sociedade.

A carta aberta também mostra o desempenho da Desenvolve MT e a importância para a política econômica do Estado Desenvolve MT, pois a agência possui características de Operadora Financeira Convencional, nossos Créditos possuem um risco maior, mesmo sendo calculado e analisado de forma técnica e dentro padrão utilizado no mercado, nossos clientes em sua maioria estão à margem do mercado bancário tradicional, eles não possuem um vínculo, um histórico de créditos, uma conta corrente antiga, ele tem apenas uma profissão, uma arte, uma técnica, um sonho, sua força de trabalho e a  própria vontade de dar certo.  Clique aqui para ver o documento na íntegra. 

O vice-presidente do Seeb/MT  e funcionário do BB, Alex Rodrigues, criticou a política do governador de Mato Grosso que segue a agenda neoliberal  iniciada há dois anos com o Governo Federal, que aprovou a  Lei da Terceirização irrestrita, a Reforma Trabalhista e a PEC 241, que congela por 20 anos os gastos públicos.

O dirigente do Seeb/MT também destacou a eficiência da Desenvolve MT na geração de emprego e renda em comparação com o setor do agronegócio que é beneficiado pela política de isenção e renúncia fiscal.

Alex foi categórico ao afirmar que essa modelo de política é nefasta à economia e ao desenvolvimento do Estado, pois reduz renda e gera mais desemprego, consequentemente, aprofundando ainda mais a crise econômica.

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas