Notícias

home » notícias

18 de Maio de 2016 às 13:23

Fantasma da privatização volta a rondar a Caixa


Crédito: Divulgação

Brasília - Quem viveu sob os oito anos do nefasto governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso na década de 90 vai se lembrar: nunca na história do país se lançou mão de artilharia tão pesada para entregar nas mãos da iniciativa privada o patrimônio do povo brasileiro.

O símbolo maior dessa política entreguista foi a privatização de empresas do porte da Vale do Rio Doce (bem abaixo do seu valor de mercado), aliada às investidas contra a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal numa campanha suja cujo apoio da chamada grande imprensa foi tão estratégico quanto fundamental no trabalho de “convencimento” da opinião pública.

Sabemos como termina essa história. O que está em jogo é o caráter 100% público da Caixa e os direitos dos seus empregados. A empresa exerce hoje papel fundamental num sistema que funciona para gerar lucro a qualquer custo. A cargo dela está a gestão de recursos de importantes programas sociais, que levaram oportunidade a quem mais precisa. É isso que querem destruir.

Caixa, Banco do Brasil, BNDES, Petrobras estão mais uma vez na mira desse tipo de projeto neoliberal que afundou o Brasil e o mundo anos atrás. Não se engane: os direitos dos trabalhadores vão a reboque.

Renato Alves
Do Seeb Brasilia


Notícias Relacionadas