O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) participou, nos dias 16 e 17 de maio, em Porto Velho, do seminário “Saúde e Ambiente na Amazônia: Integração necessária hoje para atuação nos cenários futuros e o fortalecimento do SUS”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com institutos, organizações não-governamentais, universidades federais e movimentos sociais.
O objetivo do evento, de acordo com seus realizadores, é promover uma atuação integrada na região amazônica envolvendo diferentes atores, instituições e movimentos sociais da região, para construir uma agenda de trabalho que contemple projetos estruturantes e integradores nas temáticas “saúde” e “ambiente”, visando questões estratégicas sobre os desafios sanitários e de atenção à saúde e conservação da região, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ciência, tecnologia e inovação na Região Amazônica.
A proposta é que o seminário aconteça em três etapas. A primeira em Porto Velho (RO), a segunda em Manaus (AM) e a terceira em Belém (PA).
“Nossa participação no Seminário confirma o papel do Sindicato como ator social na construção de uma agenda de políticas públicas que aglutine, também, os anseios e melhorias para a saúde da classe trabalhadora em Rondônia”, destacou Edson Wilson Tavares, Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do SEEB-RO.