(Cuiabá-MT) - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) se reuniu com o Procon-MT com o objetivo de debater assuntos relacionados aos direitos dos consumidores bancários. A reunião ocorreu na sede do Procon e contou com a presença da superintendente da entidade, Gisela Simona, o chefe de Fiscalização, Ivo Vinícius Firmo e o gerente de Atendimento, Jeferson Alves Neto. A diretoria do Sindicato destacou a necessidade dos bancos cumprirem o papel social que é atender a população.
Entre os destaques debatidos esteve a postura dos bancos em não receber contas que estão dentro do prazo de atendimento. De acordo com reclamações de clientes, há bancos que se recusam a receber faturas que são de outras entidades financeiras, e às vezes, do próprio banco, encaminhando os clientes às lotéricas, aos postos de correspondentes bancários em lojas e mercados, entre outros.
De acordo com o presidente do SEEB-MT, José Guerra, os bancos têm responsabilidade social de atender a população que mantêm os altos lucros anuais. “Nossa reunião foi muito positiva, estivemos em contato com o Procon e reforçamos nossa parceria por melhorias tanto para os clientes quanto para os bancários”.
O diretor do Sindicato, Natércio Brito, observou a importância da atuação do SEEB-MT com o Procon na defesa dos consumidores. Ele citou a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) como exemplo de que a parceria traz resultados positivos. “Vamos continuar cobrando dos bancos que respeitem a população com atendimento indiscriminado. É direito dos clientes pagar suas contas nos bancos e ao vamos permitir diferenciação no atendimento”.
O Sindicato observou que o cumprimento das leis relacionadas aos bancos também é cobrada pelo SEEB-MT e citou agências que não tem porta giratória, por exemplo.
Fonte: Seeb/Mato Grosso