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12 de Maio de 2020 às 21:02

Cinco maiores bancos disponibilizam telemedicina e testes para bancários

Compromisso foi assumido em reunião por videoconferência com o Comando Nacional dos Bancários nesta terça 12. Exame dependerá de avaliação e indicação médica


O Comando Nacional dos Bancários se reuniu por videoconferência nesta terça-feira (12) com a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) e conquistou o compromisso de que os bancários dos cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) poderão realizar o teste para diagnosticar a Covid-19, após o atendimento via telemedicina.

Os testes podem, ou não, ser indicados pelo médico que fizer o atendimento via telemedicina, de acordo com a avaliação médica e os sintomas. As consultas neste sistema também podem ser realizadas pelos dependentes.

“Isso é importante, pois tem gente trabalhando com alguns sintomas acreditando que é gripe, sinusite ou outra doença. Os testes podem dar segurança para toda a equipe, porém os bancários não devem descuidar das medidas de distanciamento e sanitárias”, observou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando.

A Fenaban informou que, em um banco onde o sistema já foi implantado, o serviço de telemedicina recebeu 400 ligações e 20% destes atendimentos gerou pedido de exames (testes RT-PCR) para diagnosticar se a pessoa está, ou não, com o vírus.

Transparência

O Comando Nacional também questionou a postura dos bancos com relação à sanitização das agências, pois teve quem mudou o procedimento e outros fazem a sanitização e não informam para os bancários o motivo.

A Fenaban disse que alguns bancos passaram a utilizar os mesmos procedimentos de sanitização de hospitais e outros serviços que precisam manter o funcionamento simultaneamente aos procedimentos para a desinfecção do ambiente, que permite a reabertura da agência mais rapidamente. Disse também que alguns gestores estão realizando os procedimentos de sanitização como medida preventiva.

“O banco tem que aplicar o protocolo, que é encaminhar os trabalhadores para o médico, fazer o teste e afastar quem precisa ser afastado. Em caso de dúvida, afasta! Em caso de sanitização preventiva, o bancário precisa ser informado para não gerar apreensão entre os trabalhadores”, disse a presidenta da Contraf-CUT. A Fenaban concordou e vai transmitir aos bancos a necessidade de melhorar a comunicação e a transparência.

Santander

O Comando Nacional também questionou a mudança de protocolo de isolamento e afastamento de funcionários de locais de trabalho onde foram constatados casos confirmados e suspeitos de Covid-19, sem comunicar ao movimento sindical, principalmente no banco Santander. Alguns gestores não estão afastando os funcionários das agências onde houve casos confirmados e nem o isolamento preventivo em casos de suspeita.

“Desde o início de nossas negociações buscamos a proteção da categoria e começamos a nos preocupar com mudanças de procedimentos de sanitização de alguns bancos e de proteção aos bancários e clientes. Queremos entender o motivo de alguns bancos estarem mudando protocolos de sanitização”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva, que coordena o Comando juntamente a presidenta da Contraf-CUT.

A Fenaban disse que cada banco adota procedimentos distintos, sempre de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, mas levará a questão para os bancos para que seja analisada. O assunto voltará a ser tratado na próxima reunião.


Fonte: Contraf-CUT


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