Notícias

home » notícias

17 de Agosto de 2016 às 12:46

Bancários fecham agência do Santander em protesto contra demissão de mais um funcionário


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - Bancários do Santander da avenida José de Alencar, no Centro de Porto Velho, cruzaram os braços e fecharam a agência ao saber da demissão de mais um funcionário, na manhã desta quarta-feira, 17/8. Com isso o atendimento ao público foi interrompido durante todo o dia.

Ao tomar conhecimento do caso, dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia foram à unidade, portando faixas, para dar apoio aos bancários que saíram em defesa do emprego do bancário que ao final deste ano iria completar 28 anos de dedicação ao banco.

Essa já é a sétima demissão de funcionário do Santander em Rondônia, de um quadro funcional de pouco mais de 50 pessoas nas únicas duas agências do Estado, ambas no Centro de Porto Velho.

São números que preocupam bancários e sindicalistas, pois o banco espanhol lucrou, apenas nos seis primeiros meses de 2016, R$ 3,466 bilhões (crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado) e, mesmo assim, cortou 1369 postos de trabalho, sendo 1.265 apenas neste último trimestre.

"É inadmissível que um banco tenha crescimento nos lucros e, em vez de contratar mais funcionários, demite os que já dedicaram décadas de sua vida para garantir esse crescimento da instituição financeira no país, e isso exatamente agora em que se iniciam as negociações do Comando Nacional dos Bancários com os representantes dos bancos (Fenaban). Ou seja, em plena Campanha Nacional dos Bancários, o Santander chega e demite funcionários de carreira sem o menor pudor, sem qualquer aviso prévio, como se o ser humano não tivesse nenhum valor. Essa falta de reconhecimento e esse descaso com a pessoa não podem ser permitidos e por isso vamos continuar lutando contra essas demissões injustificadas que causam essa rotina de medo e apreensão diária nos trabalhadores", menciona Clemilson Farias, diretor de Imprensa do Sindicato e funcionário do Santander.

Fonte: SEEB/Rondônia

 


Notícias Relacionadas