Notícias

home » notícias

4 de Março de 2016 às 10:49

William Mendes e Rosimeire Barbosa debatem atendimento da Cassi em Rondônia


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - Em reunião realizada nesta quinta-feira, 3/3, na sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), o Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da CASSI, William Mendes de Oliveira, e a gerente da Cassi em Rondônia, Rosimeire Neves Barbosa, fizeram explanação aos diretores liberados, de base e delegados sindicais da Capital e do interior, de como está a situação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).

William Mendes falou sobre o que tem feito para superar as dificuldades na Cassi e garantir o atendimento dos participantes do plano. Apesar do orçamento contingenciado há mais de um ano, e as tentativas do banco em impor aos funcionários aumento de contribuição, aumento da taxa de co-participação, implantação de franquia para internação (semelhante aos seguros de veículos, onde paga-se um valor para utilizar o serviço) - propostas estas barradas pelos diretores eleitos - o rol de procedimentos foi ampliado, neste período, para os participantes e, com isso, todos tiveram mais cobertura no atendimento.

“Estamos aqui para ampliar esta integração com a administração estadual da Cassi e para trazer a vocês, sindicato e representantes sindicais nos locais de trabalho, informações para esclarecer aos bancários sobre o que é a Cassi e como está a situação da Caixa de Assistência, como funciona e por que enfrentamos problemas. Tudo isso para que os associados entendam que a Cassi é nossa, é de todos, e por isso tem que ser defendida, e não ser vista como vilã quando há alguma negativa ou algum outro obstáculo e, com isso, evitar que o próprio associado acione a justiça ou a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) contra a Cassi”, explica o diretor, acrescentando que a visita a Rondônia também é para falar sobre a eleição da Cassi, que se inicia nesta semana, e para fortalecer o Conselho de Usuários (um em cada estado) e os sindicatos. “Essa é a luta básica do nosso mandato”.

A gerente da Unidade Estadual da Cassi, Rosimeire Barbosa, que assumiu como titular no último dia 3, mencionou as batalhas que tem enfrentado junto aos donos de unidades de saúde (clínicas e hospitais credenciados), principalmente no interior do estado, onde se verifica que outros interesse estão em jogo.

“Eles renovam ou compram equipamentos novos, ou ampliam as estruturas dos hospitais, e querem repassar isso para os convênios. Não é só a Cassi que é castigada com a imposição dos credenciados, pois todas as operadoras de planos de saúde complementar se encontram na condição de refém desta realidade cruel, já que não existe nenhuma regulamentação para limitar a ação predatória dos credenciados”, explica Rosimeire.

Esse encontro serviu para capacitar os dirigentes sindicais a entender melhor a situação da Caixa de Assistência, bem como, aprofundar o conhecimento sobre os problemas enfrentados pelo sistema de saúde no país, incluindo SUS e planos de saúde de mercado e suplementares”, avaliou Cleiton dos Santos, diretor de formação política do Sindicato e membro do Conselho de Usuários da Cassi em Rondônia.

 

Fonte: SEEB/Rondônia - Rondineli Gonzalez


Notícias Relacionadas