Notícias

home » notícias

25 de Maio de 2022 às 14:29

Sindicato quer promover isonomia na mensalidade dos seus associados


Ainda na década de 90, o Sindicato dos Bancários do Pará realizou uma assembleia geral da categoria onde foi decidido que as mensalidades de sindicalização seriam correspondentes a 1% do salário bruto (proventos totais) de seus filiados. Porém, de lá pra cá, o Banco do Brasil foi a única instituição que não descontou corretamente esse 1% de seus funcionários sindicalizados.

O BB, equivocadamente, mudou a base de cálculos sem comunicar ao Sindicato, em decorrência de rubricas salariais criadas pelo banco ao longo desse tempo, o que provocou uma distorção na contribuição sindical dos bancários do Banco do Brasil em relação aos demais sindicalizados.

Para corrigir esse problema e promover a isonomia na mensalidade sindical de toda categoria do ramo financeiro paraense, o Sindicato realizará no dia 26 de maio, pelo site da entidade, uma assembleia virtual para ajustar a mensalidade, tendo como base o percentual de 1% (um por cento) da remuneração bruta do sindicalizado.

Nada muda para os demais associados, inclusive para os aposentados (1% do piso da categoria), mas por uma questão de justiça, todos os sindicalizados da ativa devem contribuir com o mesmo percentual, independente da instituição financeira.

“Infelizmente o Banco do Brasil fez essa alteração equivocada no cálculo da mensalidade sindical de seus funcionários sindicalizados, o que provocou a quebra da isonomia entre a nossa categoria. Queremos nessa assembleia corrigir o erro provocado pelo Banco e promover a isonomia entre todos os bancários e bancárias sindicalizados”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

“Convocamos os colegas do BB a participar dessa assembleia que faremos no dia 26 de maio e aprovar essa proposta que iguala a mensalidade sindical de 1% do salário bruto em todas as instituições financeiras, o que é fundamental para a nossa democracia bancária e para o fortalecimento das nossas lutas”, destaca o dirigente do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

Leia também: Mensalidade sindical é pauta de assembleia virtual nesta quinta (26). Confira o edital e entenda!

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas