Notícias

home » notícias

27 de Abril de 2016 às 09:27

Sindicato intensifica luta contra projeto que enfraquece BRB


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

Dando continuidade a sua forte atuação junto aos parlamentares contra o projeto de emenda à Lei Orgânica (PELO) 35/2016, o Sindicato dos Bancários de Brasília se reuniu, na terça (26), com o deputado distrital Reginaldo Veras (PDT). O objetivo da entidade sindical é angariar apoio para barrar a proposição que enfraquece o BRB.

Durante a reunião com Veras, o secretário de Bancos Públicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN), André Nepomuceno, discorreu sobre a importância do BRB para o conjunto da sociedade do DF e de como se espera, inclusive e principalmente do GDF, que este tenha planejamento claro e robusto para a perenidade da empresa.

Ainda de acordo com Nepomuceno, que também é bancário do BRB, faz-se necessária uma discussão profunda sobre a expansão do BRB para ser o banco de desenvolvimento do Centro-Oeste.

Fortalecimento do BRB

Em resposta, Reginaldo Veras disse entender que a expansão do BRB para o Centro-Oeste se demonstra como o caminho mais acertado para o banco, desde que seja feita de forma responsável e técnica. Sendo assim, segundo o parlamentar, o teor do projeto vai exatamente na contramão das condições para o crescimento da empresa.

Secretário de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Cristiano Severo ressaltou que os funcionários do GDF já têm garantido pela portabilidade o direito de optarem pelo banco que desejarem.

“No entanto, o PELO 35 quer tirar a fórceps as contas-salário do BRB, numa clara afronta à lei orgânica que estabelece que o pagamento dos salários se dá na instituição financeira do DF para concretizar-lhe e preservar-lhe a função social”, afirmou Severo, que também é bancário do BRB.

Reginaldo Veras disse ser contrário ao texto da proposição. E, no que depender dele, ‘o projeto não vai prosperar’.

Sindicato vai ampliar debate na Câmara Legislativa

Diante do risco de aprovação do PELO 35, o Sindicato e a Fetec-CUT/CN solicitaram apoio de Reginaldo Veras para ampliar o debate sobre o tema e somar forças na Câmara Legislativa do DF para barrar a tramitação da proposta. Em resposta, o deputado distrital disse que vai se empenhar na luta contra o PELO 35.

Também estiveram presentes na reunião com o parlamentar os diretores do Sindicato Daniel de Oliveira e Cida Sousa.

Saiba mais

O projeto de emenda à Lei Orgânica 35/2016 revoga os parágrafos 4º e 5º do art. 144 da Lei Orgânica do DF, em flagrante prejuízo para o BRB e, por conseguinte, para Brasília.

Na prática, o projeto permite a qualquer servidor do GDF ter seu salário creditado no banco que desejar.

Hoje, necessariamente, todo servidor do GDF precisa abrir uma conta no BRB, e caso não queira movimentar com o banco, pode solicitar a portabilidade para qualquer outra instituição financeira.

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas