Notícias

home » notícias

17 de Março de 2016 às 06:13

Sindicato e BB debatem aprimoramento do modelo de ascensão nesta quinta (17)


Crédito: SEEB/BRASÍLIA
Na segunda rodada da mesa temática sobre ascensão profissional, que será realizada nesta quinta (17), às 14h, na capital federal, o Sindicato dos Bancários de Brasília e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) voltarão a cobrar do Banco do Brasil o aprimoramento do modelo atual, buscando eliminar o clientelismo e as perseguições, prezando pelo preenchimento justo das vagas de ascensão disponíveis.
 
A rodada anterior da mesa temática, ocorrida em 8 de dezembro de 2015, resultou em alguns pequenos avanços, mas os processos ainda estão distantes do anseio dos funcionários, trazendo muita insatisfação.
 
“À época, mostramos diversos problemas existentes no atual modelo de ascensão profissional e esperamos que o BB apresente um posicionamento sobre os itens elencados na negociação desta quinta”, afirmou Mônica Dieb, representante da Fetec-CUT/CN nesta mesa e diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília.
 
Igualdade de gênero
 
Na primeira rodada da mesa sobre ascensão, os trabalhadores defenderam programas de ascensão ou bolsas de seleção em todos os níveis gerenciais, inclusive gerentes de equipe, divisão e diretores. A questão da equidade de gênero também foi levantada, com cobrança por mais nomeações de mulheres em cargos estratégicos, por meio da utilização de políticas afirmativas.
 
O BB deve apresentar dados de como estão as nomeações de mulheres na negociação desta quinta.
 
Combate às perseguições
 
Bastante citado, o combate às perseguições também será debatido na negociação. O problema está relacionado aos processos de seleção em que, velada ou diretamente, alguns gestores têm usado os códigos de greve ou outros motivos pessoais para preterir concorrentes em seleções.
 
Na rodada anterior, foi solicitada a inibição do acesso ao ponto de greve, tema a ser debatido na continuidade da mesa.
 
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas