Notícias

home » notícias

16 de Março de 2016 às 08:02

Sindicato debate sobre a mulher no mundo do trabalho durante passeio de barco


Em homenagem ao mês da mulher, o Sindicato dos Bancários realizou no ultimo sábado (12) um passeio de barco às margens da Baía do Guajará, e na programação houve debate sobre “As mulheres e o mundo do trabalho”, sorteio de brindes, danças folclóricas e um café da manhã especial.

A presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, agradeceu a presença de todas e todos e afirmou que o papel da mulher na categoria bancária é fundamental. “Primeiramente quero agradecer a presença de cada uma e cada um que veio fazer esse debate conosco e reafirmar que a presença na mulher na categoria bancária é fundamental. Conseguimos avanços durante esses anos, com a empregabilidade de mais mulheres bancárias, mas ainda falta muito. Somente com organização e muita luta é que nós mulheres poderemos avançar em busca de respeito e igualdade na sociedade”, ressalta Rosalina Amorim.

Belém PA - O debate contou com a participação de Neuza Tito, que é Secretária Adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República. Ela falou sobre a importância de debater a participação das mulheres na sociedade e no mundo do trabalho não apenas no mês alusivo a elas, e sobre a necessidade de organização feminina para combater o machismo, a violência e a desigualdade de gênero.

“Precisamos falar da luta e organização das mulheres para a garantia de direitos em todos os campos, principalmente da autonomia pessoal e a autonomia econômica, que é a porta de entrada para que as mulheres saiam do ciclo de violência e para que elas possam ter autonomia real em suas vidas. Nós mulheres devemos responder a toda ação machista e toda agressão a qualquer mulher, por que enquanto uma mulher viver em desigualdade ou sofrer qualquer agressão, todas nós estamos sendo agredidas”, afirma Neuza Tito.

A diretora de comunicação do Sindicato, Tatiana Oliveira, que também é secretária estadual da mulher trabalhadora da CUT Pará e integrante da Marcha Mundial das Mulheres, falou sobre o coletivo das mulheres bancárias fundado em 2015, que tem como alguns dos seus objetivos a afirmação da mulher no movimento sindical e na sociedade, assim como a luta pela igualdade de oportunidades.

“O Sindicato dos Bancários tenta a cada gestão ter uma presença maior de mulheres na diretoria. Ano passado fundamos o Coletivo de Mulheres Bancárias, e eu convido todas vocês a participarem do Coletivo, pois mulheres bancárias sofrem uma serie de discriminações, dentro e fora dos bancos, e precisamos estar organizadas para propor políticas e ações afirmativas que promovam igualdade de oportunidades e combatam o assédio, o machismo e todas as formas de opressão de gênero”, destaca Tatiana Oliveira.

Participaram também do passeio as mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Ao final foram distribuídas cartilhas da Contraf-CUT sobre assédio sexual e também do Projeto Arpileiras, que fala dos impactos das barragens sobre a vida das mulheres.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas